O presidente Lula explicou a Giorgia Meloni as prioridades da presidência brasileira no G20 e a convidou para uma nova visita ao Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no Rio de Janeiro, neste domingo (17), a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, na véspera da reunião do G20.
O presidente Lula explicou as prioridades da presidência brasileira no G20 e convidou Meloni para, após sua participação no G20, fazer uma nova visita em um futuro próximo ao Brasil, promovendo um encontro empresarial entre os dois países.
A primeira-ministra Meloni lembrou que são 800 mil cidadãos italianos e 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, e, com isso, essa sua primeira viagem à América Latina não esgota a necessidade de uma nova visita ao Brasil.
Meloni lembrou que as empresas italianas tem planos de investir no Brasil 40 bilhões de euros, e falou sobre atualização dos acordos de parceria e cooperação econômica entre os dois países.
Os dois chefes de estado também conversaram sobre o tema da Enel, que é uma empresa de capital mista com participação do estado italiano, e a necessidade de avanços na melhoria do serviço prestado pela empresa, em especial em São Paulo.
Participaram da reunião os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, da Agricultura, Carlos Fávaro, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também participou o assessor especial, Celso Amorim.
Materia envida pela assessoria de comunicação do Itamaraty em conjunto como o Ministerio da Comuinicação da Italia e em conjuto com G20