sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

MDHC participa do lançamento da campanha Carnaval sem Racismo, do Ministério da Igualdade Racial

ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou do lançamento da campanha Carnaval Sem Racismo nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro (RJ). Iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR), a ação é voltada ao combate a práticas racistas e à prevenção de condutas como injúria racial, uso de fantasias ofensivas, violência simbólica e discriminação durante o período carnavalesco.

A campanha, que conta com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), atuará ao longo de todo o Carnaval, tanto nos espaços de rua quanto em eventos oficiais, como blocos, ensaios, quadras e desfiles de escolas de samba. O objetivo é assegurar dignidade, cidadania e segurança à população negra, fortalecendo uma abordagem transversal de enfrentamento ao racismo.

A iniciativa dialoga diretamente com a atuação do MDHC ao integrar compromissos institucionais — como o Plano Nacional de Direitos Humanos e tratados internacionais de combate à discriminação —, sendo o enfrentamento ao racismo uma diretriz transversal do Plano.

Direitos humanos em festa popular

Durante o evento de lançamento, a ministra Macaé Evaristo destacou que pensar um Carnaval sem racismo é reconhecer o direito pleno à fruição cultural. “Muitas vezes, o Carnaval só existe para alguns segmentos da nossa população. Ou os nossos corpos são pensados apenas do ponto de vista da exploração do trabalho, e não da fruição, da vivência e da produção de toda a arte que produzimos no Carnaval”, afirmou.

Segundo a ministra, o Carnaval é expressão de identidade, cultura e pertencimento, mas também revela desigualdades estruturais. “O Carnaval também é um mecanismo de sustento para muitas das nossas famílias. Por isso, é fundamental garantir que esse momento seja vivido com dignidade, respeito e acesso aos direitos”, ressaltou.

Macaé Evaristo chamou atenção para a necessidade de ampliar a proteção social durante o período carnavalesco. “É muito importante que, nesse momento do Carnaval, a gente avance na garantia do trabalho decente e no cuidado com nossas crianças e adolescentes, para que não haja exploração sexual de crianças e adolescentes”, reforçou.

A ministra também destacou a articulação entre ministérios para fortalecer a produção cultural popular. “Precisamos, junto à ministra Anielle Franco, ao Ministério da Cultura e às entidades do Carnaval, garantir que a produção feita nas periferias, nos subúrbios, em todos os cantos do Brasil, e tenha acesso aos recursos de financiamento, que precisam ser democratizados e estar efetivamente nas mãos da nossa população”, disse.

Segundo ela, essa medida é essencial para fortalecer a cultura popular e a dignidade de quem constrói a festa. “Assim, o nosso Carnaval vai brilhar mais e vai garantir que cada pessoa do nosso povo tenha sua dignidade preservada”, completou.

Compromissos interinstitucionais

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ressaltou o caráter estratégico da ação. “Uma campanha como essa é fundamental para combater todas as intolerâncias que ainda existem na nossa sociedade. Ela é um pedaço do que está por vir no Ministério da Igualdade Racial. Custe o que custar, queiram ou não, a gente vai chegar e permanecer para mostrar um Brasil sem racismo”, declarou.

O presidente da Liga Independente do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro (Liga RJ), Hugo Junior, também reforçou o compromisso do setor. “O Carnaval é a maior festa popular do mundo e não cabe racismo dentro dele. Vamos levantar essa bandeira e viver um grande Carnaval”, disse.

Para o carnavalesco e comentarista cultural Milton Cunha, o Carnaval deve ser compreendido como um direito humano. “É o direito à celebração, à cultura e ao divertimento. Nessa festa, precisamos pensar na igualdade. Ninguém é melhor do que ninguém. O talento do Carnaval vem do povo, dos saberes da vida, e isso precisa ser valorizado”, afirmou.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos