sexta-feira, 11 de julho de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Nesta quinta (10), povo ocupa Paulista para exigir fim dos privilégios aos super-ricos

Convocada pela Esqueta e movimentos sociais, manifestação reage à derrubada de medidas do governo Lula e pede que Bancos, Bilionários e Bets paguem a conta para garantir justiça tributária no país.

Em um desafio direto à influência da elite financeira no Congresso, movimentos sociais e o PT convocam a população para um grande ato na Avenida Paulista nesta quinta-feira (10), às 18h, sob a bandeira da “Taxação BBB”. A manifestação em frente ao Masp busca pressionar parlamentares e dar uma resposta contundente da sociedade à derrubada de medidas do governo Lula que visavam aumentar a cobrança de impostos sobre Bancos, Bilionários e Bets (casas de apostas), chamado “andar de cima”.

Organizada pela Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), centrais e pelo diretório municipal do PT na capital, a mobilização quer transformar o slogan “Taxação BBB” em um movimento nacional pela justiça tributária. A pauta do protesto é ampla e inclui também a aprovação da proposta do governo Lula para isentar de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil e o fim da escala de trabalho 6×1, com redução de jornada sem corte nos salários — bandeiras que enfrentam forte resistência de setores ligados ao grande capital em Brasília.

Campanha ganha força nas redes

A campanha ganhou força nas redes sociais e urgência após parlamentares alinhados a interesses do mercado financeiro derrubarem decretos presidenciais que alteravam alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O governo reagiu à decisão, que considerou uma invasão de suas prerrogativas, e recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a manobra.

Para fortalecer o movimento, o PT lançou oficialmente a campanha “Taxação BBB” e realizou, em 2 de julho, um encontro virtual com cerca de 270 influenciadores digitais, focando na mobilização online para levar o debate sobre justiça tributária a todos os cantos do país.

“A ficha do povo caiu”

Em entrevista recente, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo, defendeu a pauta, afirmando que o objetivo não é aumentar a carga tributária geral, mas fazer com que os mais ricos paguem sua parte devida. “Nós estamos falando de 50 bilionários que não querem pagar o imposto devido sobre suas fortunas”, declarou Macedo. “É inaceitável que menos de 1% da população queira impor suas vontades e seus privilégios a 99% do povo brasileiro”.

A percepção de que parlamentares legislam para uma minoria privilegiada ecoa nas ruas. Para Ana Paula Perles, coordenadora do MTST e da Frente Povo Sem Medo, a estratégia dos congressistas ficou clara. “A ficha do povo caiu, e está todo mundo vendo que a maioria do Congresso está fazendo tudo para proteger os privilégios do 1% do andar de cima e jogar a conta para os trabalhadores pagarem”, afirmou, em entrevista

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos