terça-feira, 22 de julho de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

“Nossa missão é promover a igualdade”, diz Lula em reunião no Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira, 21 de julho, uma ampla atuação dos líderes globais em prol da democracia e da promoção da igualdade, durante participação em encontro com representantes da sociedade civil, em Santiago. O evento ocorreu no âmbito da reunião de alto nível “Democracia Sempre”, organizada pelo presidente do Chile, Gabriel Boric, e que contou também com a presença dos líderes de Colômbia (Gustavo Petro), Espanha (Pedro Sánchez) e Uruguai (Yamandú Orsi).

Nossa missão histórica é a de ser portadores da esperança e promover a igualdade e o desenvolvimento sustentável. Democracia não é só votar — é ter comida na mesa, ter uma casa, ver seus filhos na universidade, desfrutar de lazer e cultura
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA-Presidente da República

“Nossa missão histórica é a de ser portadores da esperança e promover a igualdade e o desenvolvimento sustentável. Democracia não é só votar — é ter comida na mesa, ter uma casa, ver seus filhos na universidade, desfrutar de lazer e cultura”, ressaltou o presidente brasileiro.

Lula lembrou que a democracia é recente na América Latina. “Nossa preocupação fundamental é recuperar o sentido da palavra democracia para a nossa sociedade. Aqui, na América Latina, nós temos pouquíssima experiência de democracia. Então, esta reunião é um marco importante para que a gente tenha uma sociedade civil, através dos intelectuais, das ONGs, de companheiros ligados às igrejas e ao movimento social, preocupada com a democracia”, afirmou.

Durante o encontro, Lula destacou que sua luta é pelo fim da desigualdade. “Eu governo para todos. Mas todo mundo tem que saber que eu tenho um lado. A luta contra a desigualdade é a razão da minha vida”, frisou.

O presidente brasileiro também abordou a mudança nos tipos de ataques à democracia. “Os inimigos da democracia não recorrem mais à diplomacia dos tanques e das canhoneiras. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Promovem uma verdadeira guerra cultural. Utilizam o comércio como instrumento de coerção e chantagem. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. Solapam a solidariedade entre as nações”, disse.

Lula enfatizou ainda que a fome e a pobreza devem estar no centro dos debates dos chefes de Estado. “Recolocar o combate à fome e à pobreza no centro das prioridades da comunidade internacional é a principal tarefa da Aliança lançada pela presidência brasileira do G20, no ano passado. Sem justiça tributária, as distorções continuarão se ampliando em favor do grande capital e dos bilionários. Os super-ricos e os negacionistas andam de mãos dadas. Os efeitos da mudança climática têm deteriorado a qualidade de vida em todo o mundo”.

DISCUSSÕES — O evento consistiu em reunião reservada entre os presidentes, seguida de almoço e de encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de reflexão (think tanks). As discussões foram organizadas em torno de três eixos centrais: defesa da democracia e do multilateralismo; combate às desigualdades; e tecnologias digitais e o enfrentamento à desinformação.

CONSENSO — Os líderes reunidos em Santiago divulgaram uma declaração conjunta com compromissos e consensos em defesa da democracia. O documento, publicado pelo Itamaraty, destaca ações prioritárias e premissas que consideram essenciais, como:

» A promoção de um multilateralismo inclusivo e participativo

» A reforma do sistema de governança global

» O fortalecimento de uma diplomacia democrática ativa, baseada na cooperação entre Estados que compartilham os valores da democracia, da justiça social, dos direitos humanos e da soberania

» Reafirmar o compromisso com a paz, o respeito ao direito internacional e a direitos humanitários

A partir desses conceitos, foram definidas uma série de iniciativas

» Comprometimento em criar uma rede de países e sociedade civil para impulsionar mecanismos participativos, visando uma democracia mais aberta e inclusiva.

» Apoio à formação de uma rede global de think tanks para gerar análises e fomentar debates baseados em dados, buscando propostas em defesa da democracia.

» Colaboração internacional para garantir a transparência algorítmica e na gestão de dados, promovendo uma governança digital democrática.

» Reforço à iniciativa da ONU e UNESCO para a integridade da informação sobre as mudanças climáticas.

» Acompanhamento do Compromisso de Sevilha para fortalecer o financiamento para o desenvolvimento.

» Apoio à criação de uma coalizão para promover uma tributação progressiva e justa, além de fortalecer a cooperação fiscal internacional com base na transparência e equidade.

» Promoção de um observatório multilateral de juventudes contra o extremismo, liderado pela Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), para gerar dados e desenvolver políticas inclusivas.

REUNIÃO — A iniciativa foi promovida para dar seguimento à primeira reunião de alto nível “Em defesa da Democracia: lutando contra o extremismo”, realizada em 24 de setembro de 2024, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e convocada pelos presidentes Lula e Pedro Sánchez, da Espanha.

PRÓXIMO ENCONTRO — Está prevista para setembro deste ano a realização da segunda edição da reunião da iniciativa, no contexto da 80ª Semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos