quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Paixão de Cristo de Taboão da Serra inova e espetáculo é o melhor dos últimos anos

O evento mais tradicional de Taboão da Serra, a Encenação da Paixão de Cristo, chegou a sua 65ª edição repleta de novidades, abusando da tecnologia, com telões de led de alta definição e um novo roteiro que aborda passagens de Jesus Cristo de forma inédita na cidade.

O espetáculo levou um grande número de moradores nesta sexta-feira, dia 29, ao estacionamento do Parque das Hortênsias.

 A prefeitura anda não divulgou o número oficial do público presente. A encenação é mais antiga que a própria cidade, ela começou há 67 anos, com a idealização de Manoel da Nova, antes da emancipação de Taboão da Serra.

Acontece que neste ano a organização do espetáculo inovou como nunca antes, elevando a encenação ao nível mais profissional de sua história.

Tanto o som, como iluminação, figurino, roteiro e principalmente o cenário, feito totalmente de forma digital através de um enorme telão de led de última geração, foram renovados e emocionaram o público presente.

Nas edições anteriores, o cenário era feito com lonas pintadas, o que limitava a ambientação das cenas. Neste ano foi muito diferente, cada passagem da vida de Jesus Cristo ganhou tons emocionantes, valorizando ainda mais a apresentação dos atores e figurantes.

Algumas cenas foram gravadas previamente e exibidas no telão de led durante o espetáculo, deixando o texto mais emocionante, entre elas quando Judas se enforca após se arrepender de ter traído Jesus. A cena gravada no próprio Parque das Hortênsias teve uma edição “de arrepiar”, dando ainda mais impacto na sua apresentação.

A moradora de Taboão da Serra, Michele Martins, disse que acompanha a encenação há pelo menos 15 anos. “Foi muito emocionante, esse ano achei que o visual com as paisagens de Israel marcaram muito, espero que no ano que vem continuem com essa estrutura”, elogiou.

A encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra contou com mais de 100 pessoas, entre produção, atores (profissionais e amadores) e figurantes, além da técnica de som, iluminação, figurino e maquiagem.

Uma das inovações, durante a passagem onde Jesus Cristo lava os pés dos apóstolos, uma moradora que estava na plateia foi chamada por um dos atores e subiu ao palco. O ator Cido Júnior, que interpretou Jesus pelo segundo ano seguido, lavou seus pés, em mais uma cena emocionante.

Antes da encenação, houve um show louvor ao vivo com Leonel Vieira e o Ministério Vida e Louvor, e com a cantora Camila Perrucini.

O tema deste ano foi “Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade – Apocalipse 1:18”.

Marcada para começar às 19h, houve um atraso para o início da encenação, talvez o único porém de todo espetáculo. Com mais de duas horas de duração, a apresentação prendeu a atenção do público e recebeu muitos elogios. “É a maior celebração de fé da nossa região, venho aqui e saio sempre emocionada”, disse Claudia Reis, moradora do Jd. Monte Alegre.

Opiniões

Para o Diretor Geral da Paixão de Cristo, Ricardo da Hora, esse ano os atores tiveram mais condições de fazer o espetáculo. “Todo ano é aquela dificuldade, fazendo na garra, no amor. Esse ano tivemos uma grande estrutura, não faltou nada, tivemos efeitos especiais, telões de led. Quero agradecer a prefeitura de Taboão da Serra pelo convite, estou muito contente com o resultado”.

O diretor artístico José Maria Lucena, que já trabalha na encenação há 32 anos, lembrou que a encenação de Taboão da Serra é focada na dramaticidade, nos atores, porém o uso da tecnologia e as inovações deram muito certo. “Quando definimos o uso do telão colocamos também algumas cenas filmadas previamente, o que deu muito certo”.

O secretário de cultura, Cido Aparecido, que assumiu o cargo há menos de dois meses, pegou o projeto já em andamento, mas disse que foi um dos momentos mais emocionantes de sua vida. “Tive a honra e privilegio de participar desse espetáculo, fi um momento mágico.

 Estar na frente da Secretaria de Cultura, ao lado do prefeito Aprígio, é muito especial”.

Outro Cido, Cido Júnior, que interpretou Jesus Cristo pela segunda vez, falou da emoção que os atores sentiram na noite: “foi um espetáculo com uma roupagem diferente, o Walter Lins e o próprio Eddie Ferraz [diretores de elenco] trabalharam com a gente uma forma diferente de trabalhar o texto. Fiquei feliz que todos se entregaram na peça. Tô muito feliz, radiante”.

A encenação da Paixão de Cristo é uma produção dos artistas taboanenses e da prefeitura de Taboão da Serra e conta com o apoio do Santuário Santa Terezinha.

Veja todoa as demais Fotos no https://www.facebook.com/gazzetapaulista/

Isaias Dutra
Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos