Início Cidades Presidência da COP30 lança círculos de apoio sobre questões-chave para a conferência

Presidência da COP30 lança círculos de apoio sobre questões-chave para a conferência

0
O presidente da COP30, Embaixador André Corrêa do Lago; Ana Toni, CEO da Brasil COP30; e os ministros Marina Silva, do MMA; Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas; e Fernando Haddad, da Fazenda, conduzirão rodas para avançar temas-chave para o futuro do esforço de combate às mudanças climáticas Foto: Diogo Zacarias/MF

No sábado, 12 de abril, a Presidência da COP30 lançou quatro círculos de liderança com o objetivo de alavancar questões-chave para o futuro da ação climática e da mobilização global antes da conferência em Belém (PA), em novembro. Os grupos facilitarão debates sobre financiamento climático, povos e comunidades tradicionais e indígenas, governança climática e mobilização global.

Os círculos visam acelerar a implementação do Acordo de Paris, promover a ação climática para além das duas semanas da COP e da Convenção sobre Mudanças Climáticas e promover o apelo por um esforço global contra as mudanças climáticas. Cada grupo operará de forma independente e em paralelo às negociações, com trabalhos que apoiarão a Presidência da COP30.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o apoio da Presidência da República, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA ) e do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ação Climática e Transição Justa , liderarão o “ Balanço Ético Global ”. O Balanço Ético Global realizará diálogos em diferentes regiões, alguns deles em pontos sem retorno, envolvendo líderes políticos, culturais, indígenas, afrodescendentes e de comunidades tradicionais, empreendedores e religiosos, entre outros. As contribuições em múltiplas formas — música, poesia, documentos e artes visuais — serão apresentadas na COP30 e utilizadas para mobilizar a sociedade.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, liderará o Círculo de Ministros da Fazenda para o Roteiro Baku-Belém para US$ 1,3 trilhão anualmente para países em desenvolvimento. O grupo reunirá ministros da Fazenda e especialistas, bem como o setor privado e a sociedade civil, para consultas e discussões regulares sobre financiamento climático. O Grupo fornecerá subsídios para apoiar a Presidência da COP30 e, juntamente com a Presidência da COP29, preparará um relatório sobre o roteiro a ser apresentado na Conferência de Belém sobre como mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano até 2035 para financiamento climático em países em desenvolvimento.

A Ministra Sonia Guajajara liderará o Círculo dos Povos para ampliar a representação de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e afrodescendentes na COP30. A iniciativa, concebida para complementar os fóruns existentes para a participação desses grupos, visa garantir que o conhecimento tradicional seja respeitado e integrado ao debate internacional sobre o clima e sua mitigação.

Um quarto círculo reunirá, pela primeira vez, os presidentes das COPs climáticas anteriores desde a COP21, em 2015, adotada no Acordo de Paris. O “Círculo de Presidentes” será liderado pelo ex-ministro das Relações Exteriores francês (2012-2016) Laurent Fabius, que presidiu a COP21. Os presidentes das últimas dez COPs serão convidados a integrar o grupo, cujo trabalho se concentrará em reforçar os esforços de governança climática global e acelerar a implementação do Acordo de Paris.

Sair da versão mobile