sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Projecto Samiluana arranca em Abril e prevê produzir 12 mil quilates por mês

A inauguração do Projecto diamantífero Samiluana, em Lucapa, na província da Lunda-Norte, com capacidade de produção estimada em 12 mil quilates por mês e a criação de 762 empregos, será um dos pontos altos das Jornadas Técnicas e Científicas do Dia do Trabalhador Mineiro, que ocorrem de 15 a 27 de Abril.

Localizado numa área de 444 quilómetros quadrados, o depósito secundário (aluvião), conta com uma participação de 33 por cento da Samiluana, enquanto a concessionária, Endiama, detém os outros 67 por cento. E tem uma previsão de alcançar cerca de 77 milhões de dólares anuais ao longo de aproximadamente 20 anos de operação.

Outro cenário que promete animar as Jornadas Técnicas e Científicas do Dia do Trabalhador Mineiro prende-se com a inauguração do Projecto de Exploração de Fosfato de Cácata, na província de Cabinda, cuja licença foi concedida à empresa Minbos Resource Limited para uma área de 85 quilómetros quadrados, num período de 10 anos susceptível de ser prorrogado.

A exploração de Fosfato está enquadrada na estratégia do Executivo angolano em tornar o país autossuficiente em fertilizantes, de forma a potenciar a produção agrícola nacional e, por via disso, deixar de gastar elevadas somas em divisas com a importação de insumos.

O fosfato é um elemento fundamental no fabrico de fertilizantes, pois constitui a principal fonte de energia para a realização do processo de fotossíntese das plantas, sendo que, junto com o potássio aceleram o processo de crescimento dos vegetais.

Sob o lema “A Revolução e Perspectivas da Actividade Mineira em Angola”, as Jornadas do Trabalhador Mineiro  devem ficar marcadas também  por  um conjunto de reformas implan- tadas pelo Executivo e a adesão de Angola à Iniciativa de Transparência da Indústria Extractiva (ITIE), desde Junho de 2022.

O programa que o Jornal Gazzeta Paulista teve acesso, destaca ainda a realização da Gala do “Prémio Catoca de Jornalismo”, um seminário subordinado ao tema “Recursos Minerais e a Cadeia de Valor do Ouro em Angola”, entre outras iniciativas.

Matéria dos Jornalistas Internacionais   Branca Costa – Adriano Quinda ambos de Angola

Isaias Dutra
Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos