“Sprints 2030” anunciam iniciativas nas áreas de inclusão socioeconômica, apoio à saúde materna, agricultura familiar, entre outros. Para o presidente Lula, o mundo produz comida suficiente para todos, e programas como o Bolsa Família têm o potencial de acabar com a fome e restaurar a esperança e a dignidade das pessoas.
Nesta sexta-feira (15), os “Sprints 2030” vão anunciar os esforços relacionados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Os anúncios concentram-se em ações com um histórico comprovado de entrega de resultados em larga escala como transferência de renda, merenda escolar, inclusão socioeconômica, apoio à saúde materna e primeira infância, agricultura familiar e de pequenos produtores, e soluções para o acesso à água. Esses esforços representam a iniciativa mais ambiciosa até hoje voltada para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2.
A iniciativa da Aliança ocorre em um cenário de tendências preocupantes, pois a pobreza extrema está diminuindo muito lentamente para alcançar a meta de 2030. As projeções atuais apontam que 622 milhões de pessoas viverão abaixo do limiar da pobreza extrema de US$ 2,15 por dia em 2030 – o dobro do nível da meta. Se as tendências atuais se mantiverem, 582 milhões de pessoas viverão com fome em 2030.
Para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, “enquanto houver famílias sem comida em suas mesas, crianças pedindo nas ruas e jovens sem esperança de um futuro melhor, não haverá paz. O mundo produz comida suficiente para todos, e sabemos pela experiência que uma série de políticas públicas bem desenhadas, como as transferências de renda, como o programa Bolsa Família, e as refeições escolares nutritivas para as crianças têm o potencial de acabar com a fome e restaurar a esperança e a dignidade das pessoas”.
De acordo com Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), “com o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o Brasil está liderando uma plataforma global para implementar políticas públicas destinadas a erradicar a fome e a pobreza em todo o mundo. O BID tem orgulho de se juntar a essa aliança. Estamos totalmente comprometidos com sua missão e seus objetivos. Juntos, temos o poder de acabar com a pobreza extrema na América Latina até 2030. Com a liderança do Brasil e o apoio dos bancos multilaterais, teremos a estrutura, os recursos e a expertise para transformar nossos compromissos em ações concretas com impacto duradouro.”
Já a ministra do Desenvolvimento do Reino Unido, Anneliese Dodds, acredita que “programas pioneiros de transferência de dinheiro, como o Bolsa Família do Brasil e o Oportunidades do México, mostraram o que é possível quando fundos tão necessários são direcionados para as pessoas mais vulneráveis do mundo. Pela primeira vez, uma ampla coalizão de países, doadores e organizações de conhecimento está fazendo um esforço conjunto para ir ainda mais longe. Isso apoiará o crescimento de programas de transferência de renda em todo o mundo, salvando e transformando vidas.”, comemorou.
Os compromissos que serão anunciados hoje abrangem 41 governos nacionais, 13 organizações internacionais públicas e instituições financeiras, e 19 grandes instituições filantrópicas, organizações da sociedade civil, ONGs e outras entidades sem fins lucrativos.
Saiba mais no anúncio completo no site do MDS.
Serviço: Anúncios de Sprints 2030 da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Data: 15 de novembro
Horário: 14h às 19h
Local: Auditório do Espaço Kobra, Praça Mauá, durante G20 Social, Rio de Janeiro
O evento terá transmissão ao vivo:
https://www.youtube.com/live/9jCw1ESr4b8?si=arzAVbX6ozf9DhL9