Durante 03 dias a USP: Universidade de São Paulo foi palco de Seminário internacional o evento que contou com diversos Alunos da própria faculdade e também com diversas pessoas entre elas refugiados Palestinos.
O Seminario foi realizado pela CEPAL: Centro de Estudos Palestinos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – CEPal-FFLCH/USP, inaugurado em 16 de outubro de 2024, constitui um centro interdepartamental e multidisciplinar. Dentre os seus principais objetivos está aquele de reunir os pesquisadores de todas as áreas das ciências humanas que tenham a Palestina – sua história, cultura e política – como tema de pesquisa, estreitando as relações de pesquisa entres eles, com vistas à busca constante por soluções de auto-emancipação, convivência e paz na região.
Dentre as finalidades regimentais do CEPal, destacamos ainda o objetivo de promover cursos e palestras com pesquisadores visitantes, organizar grupos de estudos interdisciplinares dedicados à questão palestina, realizar o intercâmbio acadêmico com universidades palestinas e com acadêmicos palestinos, além de responder às demandas da sociedade brasileira e da mídia por entrevistas, aulas, e formação em geral.O CEPal-FFLCH/USP possui um entendimento de colaboração com o Institute for Palestine Studies – IPS, sediado em Beirute, e coordena o acordo de cooperação com a Universidade de Birzeit, firmado em 2022.
Finalmente, a criação do CEPal-FFLCH/USP reflete mais do que o reconhecimento de que os Estudos Palestinos atingiram desenvolvimento e maturidade suficientes na Universidade de São Paulo, que justificam a criação do Centro e a consolidação dessa área de pesquisas. Sua criação expressa o reconhecimento de que a Questão Palestina constitui responsabilidade mundial – desde que a ONU dividiu o território da Palestina histórica para a criação de dois estados, mas foi incapaz de apoiar efetivamente a autodeterminação nacional do povo palestino. A FFLCH assume, assim, a importância desse campo de pesquisas, cujo propósito é, em última instância, a paz mundial.
O seminário que contou com a seguinte programação:
Na Quarta Feira :
O dia mais esperado do Seminário foi quinta feira quando participou da 2 º Mesa debates a Jornalista Shahd Safi que está no Brasil com Refugiada de Guerra foi sobrevivente de Gaza.
Veja aqui no Link:https://www.facebook.com/share/v/15pPHa8xfj/ o vídeo do Samário Internacional.
link: https://www.facebook.com/share/v/1FX5FNeWZM/ da 1º Mesa de trabalhos