
No último 15/09/2025 , o Teatro da PUC-SP (TUCA) voltou a ser palco de um dos mais importantes encontros em defesa da democracia no Brasil. Realizado no Dia Internacional da Democracia, o XII Ato Direitos Já! Fórum pela Democracia – “Em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional” reuniu lideranças políticas, intelectuais, artistas, representantes da sociedade civil e juristas em um chamado à unidade nacional.
Entre as presenças de destaque, esteve o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que discursou ressaltando a importância da união suprapartidária para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. A participação de Alckmin, que ao longo de sua trajetória sempre manteve diálogo com diferentes espectros políticos, reforçou o caráter plural e integrador do Fórum.

O Direitos Já! nasceu em 2019, também no TUCA, como resposta à escalada autoritária no país, reunindo nomes como Dom Cláudio Hummes, Noam Chomsky, FHC, Marina Silva, Guilherme Boulos,Luis Inacio Lula da Silva e tantas outras vozes que se uniram na defesa da Constituição. Desde então, o movimento foi protagonista na formação da Frente Ampla que derrotou o autoritarismo nas urnas em 2022, atuou nas mobilizações durante a pandemia e esteve à frente da resistência democrática após os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A edição de 2025 reafirmou o compromisso histórico do Fórum em ser um espaço de resistência, pluralidade e soberania nacional. Em meio às ameaças à democracia que ainda rondam o cenário global, o evento simbolizou a força de um Brasil que não abre mão de sua liberdade e de seu futuro democrático.