terça-feira, 7 de outubro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Africa Global Logistics recebe primeiro navio com carga

A operação pode ser vista como a formalização das actividades da empresa que está a explorar o terminal Polivalente do Porto do Lobito.

Ao que soube o Jornal de Angola, o navio cargueiro de longo curso é agenciado pela firma Seatrade. Tem 169,37 metros de comprimentos e carrega 6.500 toneladas de arroz no porão. Está atracado desde terça-feira no cais sul onde deve efectuar a descarga.

De realçar que o Porto do Lobito regista este momento histórico, marcado pela mudança para o modelo de gestão Porto Senhorio com esta primeira operação a ser feita pela concessionária AGL no terminal polivalente.

A Africa Global Logistics assinou, recentemente, o contrato de concessão de exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto do Lobito, para um período de 20 anos.

A AGL é detida pelo Grupo Mediterranean Shipping Company (MSC Group), que está presente em 49 países. Opera mais de vinte concessões portuárias, contando-se 17 terminais contentores, sete terminais Ro-Ro e dois terminais de produtos florestais, além de duas concessões ferroviárias nos Camarões (Comrail) e na ligação Costa do Marfim e Burkina Faso (Sitorail).

No contrato de concessão com a gestão do Porto do Lobito, a AGL assumiu manter os postos de trabalho e a implementar um plano de treino e formação, visando, em especial, garantir a formação e capacitação dos trabalhadores nacionais afectos ao terminal. Também faz questão de inserir quadros angolanos de nível médio e superior na gestão, conforme a legislação em vigor sobre investimento privado e fomento do trabalho nacional.

Fonte: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/africa-global-logistics-recebe-primeiro-navio-com-carga/
Foto: Porto do Lobito funciona como “Porto Senhorio” © Fotografia por: DR

Isaias Dutra
Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos