sábado, 25 maio, 2024
HomeNegóciosAfrica Global Logistics recebe primeiro navio com carga

Africa Global Logistics recebe primeiro navio com carga

A operação pode ser vista como a formalização das actividades da empresa que está a explorar o terminal Polivalente do Porto do Lobito.

Ao que soube o Jornal de Angola, o navio cargueiro de longo curso é agenciado pela firma Seatrade. Tem 169,37 metros de comprimentos e carrega 6.500 toneladas de arroz no porão. Está atracado desde terça-feira no cais sul onde deve efectuar a descarga.

De realçar que o Porto do Lobito regista este momento histórico, marcado pela mudança para o modelo de gestão Porto Senhorio com esta primeira operação a ser feita pela concessionária AGL no terminal polivalente.

A Africa Global Logistics assinou, recentemente, o contrato de concessão de exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto do Lobito, para um período de 20 anos.

A AGL é detida pelo Grupo Mediterranean Shipping Company (MSC Group), que está presente em 49 países. Opera mais de vinte concessões portuárias, contando-se 17 terminais contentores, sete terminais Ro-Ro e dois terminais de produtos florestais, além de duas concessões ferroviárias nos Camarões (Comrail) e na ligação Costa do Marfim e Burkina Faso (Sitorail).

No contrato de concessão com a gestão do Porto do Lobito, a AGL assumiu manter os postos de trabalho e a implementar um plano de treino e formação, visando, em especial, garantir a formação e capacitação dos trabalhadores nacionais afectos ao terminal. Também faz questão de inserir quadros angolanos de nível médio e superior na gestão, conforme a legislação em vigor sobre investimento privado e fomento do trabalho nacional.

Fonte: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/africa-global-logistics-recebe-primeiro-navio-com-carga/
Foto: Porto do Lobito funciona como “Porto Senhorio” © Fotografia por: DR

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes