Na manhã desta ultima quirta-feira, 1º de maio, o bispo Dom Frei Lucas Macieira da Silva, da Diocese Anglicana Católica do Brasil, participou de uma manifestação promovida pela Pastoral Metropolitana do Sem Casa da Arquidiocese de Belo Horizonte. O ato ocorreu em defesa da moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade habitacional.
Dom Frei Lucas esteve acompanhado do Padre Cleiton Barroso Batista e foi recebido pelo coordenador Carlos Silva, representante da pastoral. O evento, realizado em um contexto simbólico do Dia do Trabalhador, reuniu dezenas de famílias organizadas e mobilizadas por políticas públicas efetivas de habitação.
Durante a manifestação, Carlos Silva fez um apelo ao recém-empossado prefeito de Belo Horizonte:
> “É o povo da pastoral metropolitana do Sem Casa. É um povo de guerra, que dá continuidade à luta. É um povo ordeiro. Todos estão cadastrados na política municipal de habitação. Mas cadê a moradia que tanto falam que está acontecendo? Pedimos duas reuniões com o senhor, inclusive na sua posse”, disse ele.
Em tom firme e emocionado, Carlos reforçou a urgência da causa:
> “Peço que o senhor tenha um pouco de sensibilidade e nos atenda para entender o que é isso aqui. São famílias trabalhadoras, sem casa, morando de favor ou emprestado. Hoje, 70% do salário vai para o aluguel. O déficit só cresce. Peço que o senhor, como novo gestor, tenha um carinho a mais conosco.”
O ato foi encerrado com o grito coletivo dos manifestantes:
“Com luta, com garra, a casa sai na marra! Com luta, com garra, a casa sai na marra!”
A presença de representantes religiosos como Dom Frei Lucas reforça o engajamento de diversas igrejas na defesa dos direitos fundamentais, como a moradia. A Diocese Anglicana Católica do Brasil reafirma seu compromisso com a dignidade humana e o apoio às comunidades marginalizadas.
Dom Frei Lucas Macieira da Silva – Diocese Anglicana Católica do Brasil- Jornalista social e escritor.- Sacursal MG/ Gazzeta Paulista