Ação está prevista pelo Governo Federal e será comunicada pelo MDS por seus canais oficiais
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que não está sendo realizada nenhuma ação de cadastramento ou atualização cadastral por biometria nos CRAS para famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
Notícias falsas têm circulado na internet e nas redes sociais afirmando que as famílias devem ir ao CRAS para cadastrar a biometria, alegando que se trata de um procedimento obrigatório.
A medida está prevista pelo Governo Federal. O MDS já está estudando com a Dataprev soluções para a coleta da biometria e da proteção dos dados pessoais dos beneficiários dos programas sociais.
O MDS reafirma que os canais oficiais de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família.
No caso de estratégias adicionais, como envio de SMS ou mensagens via WhatsApp, o MDS informa previamente estados e municípios por meio dos canais oficiais.
O ministério orienta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121 ou buscar informações nos canais oficiais, como o portal e as redes sociais do MDS.
Materia enviada pela Assesoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome