domingo, 28 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

“Caderno para entender o G20”: publicação esclarece conceitos e temas sobre o fórum

Publicação produzida pelo Brics Policy Center em parceria com a rede Jubileu Sul esclarece conceitos e leva informações qualificadas sobre o G20 para público diversificado.

Proposta é que o caderno seja referência para organizações da sociedade civil, imprensa, acadêmicos e ativistas sobre fórum que reúne as maiores economias do mundo.

Por mais que os temas do G20 perpassem a vida cotidiana de todos e todas, é certo que a dinâmica do grupo ainda não é tão óbvia para a população em geral. Assim, a publicação “Caderno para entender o G20” surge como mais uma ferramenta de informação, divulgação e esclarecimento sobre o principal fórum de cooperação internacional, que este ano é presidido pelo Brasil.

O Caderno é resultado da parceria do Brics Policy Center (BPC), think tank vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, com a rede Jubileu Sul.

A produção do material foi coletiva e contou com a contribuição de organizações e movimentos da sociedade civil, com destaque para a Abong (Associação Brasileira Organizações Não Governamentais), a Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (Rebrip) e o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). O objetivo é que a publicação, além de subsidiar a sociedade civil, possa ser uma referência para a imprensa, acadêmicos, ativistas, entre outros atores.

“Entendemos que o G20 tem uma complexidade temática e também em termos de estrutura organizativa. Nesse sentido, buscamos trazer as questões internacionais, que são vistas como ásperas, abstratas. Queremos trazê-las para o dia a dia, para o cotidiano das pessoas”, colocou Marta Fernández, coordenadora-geral do BCP e uma das autoras da publicação.

O caderno, que ganhará em breve uma versão em inglês, explicita, ao longo de suas páginas, a história do G20, de sua formação até os dias atuais; a estrutura interna do fórum, como as Trilhas de Finanças e de Sherpas. e o G20 Social; e os objetivos e coordenações sob a presidência do Brasil.

O caderno traz ainda dois capítulos especiais: um sobre como as organizações da sociedade civil brasileira veem o G20 e outro sobre as implicações de gênero e raça em debates internacionais.

O G20 Brasil também produziu um e-book trilingue (português, inglês e espanhol) com as principais informações sobre o fórum, sua história, países-membros, como ele funciona e as responsabilidades e prioridades da presidência brasileira, a partir do lema “construindo um mundo mais justo e um planeta sustentável”.

Baixe gratuitamente o e-book “Brasil na presidência do G20 – Entenda o que é e quais as responsabilidades do Brasil”.

O lançamento da publicação ocorreu em evento no Rio de Janeiro no dia 23 de fevereiro, na sede do Brics Policy Center.

Na oportunidade, Henrique Frota, diretor da Abong e coordenador do C20, grupo de engajamento (GE) da sociedade civil no G20 Social, realizou uma palestra.

Para além do Caderno

O BPC realizará duas oficinas em março: no dia 16, será com jornalistas populares e no dia 20, haverá um encontro com Jéser Abílio de Souza, doutorando em Relações Internacionais pela PUC-RIO, autor do capítulo “Gênero e raça em análises sobre temas que parecem tão distantes? Sim! Porque…”, do Caderno. Jéser integra a coordenação da Trilha de Finanças do G20 e na oficina irá tratar da temática da desigualdade, um dos eixos prioritários apontados pelo Brasil neste ano.

O Brics Policy Center integra o T20, grupo de engajamento de think tanks, e coordena, no geral, a Força-tarefa do grupo pela reforma do sistema financeiro internacional.

Matéria enviada pela assessoria de Comunicação do G20

Isaias Dutra
Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos