terça-feira, 29 de julho de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Centro Técnico Audiovisual será reaberto com foco nas comunidades periféricas

Ideia é transformar o CTAv num modelo de capacitação audiovisual a ser difundido em todo país; equipe do MinC visitou o espaço que tem previsão de ser reaberto no primeiro semestre de 2025.

Com um acervo de 8.494 obras em películas e 12.664 obras digitais, o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), que faz parte da estrutura da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), está sendo revitalizado e modernizado. O secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, visitou o local nesta terça-feira (6), no Rio de Janeiro, ao lado do secretário-Executivo Adjunto, Cassius Rosa, e da secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.

“O CTAV é um dos principais espaços para preservação e difusão do audiovisual brasileiro e está sendo recuperado agora. É um compromisso dessa gestão do Ministério da Cultura finalizar esse trabalho e fazer com que esse equipamento tão importante para que a memória do cinema brasileiro seja preservada, difundida, valorizada, seja entregue para a comunidade cultural”, explica Márcio.

Localizado na comunidade do Caju, área popular do Rio de Janeiro, o CTAv se tornará um espaço de capacitação técnica e formação, ampliando as áreas de interesse da juventude, além da profissionalização e inserção na cadeia produtiva do setor audiovisual. “É uma área popular para mostrar que a cultura é para todos, precisa de todos e que ela acontece em todos os lugares e o audiovisual brasileiro está tendo o cuidado que merece”, avalia o secretário-Executivo.

Segundo Joelma Gonzaga, o CTAv faz parte da história do audiovisual brasileiro. “Todo mundo já ouviu falar que a história da animação do Brasil, de alguma forma, começou aqui no CTAv. E a gente está recuperando todo o espaço físico, uma grande reforma que será entregue em breve e trazendo o CTAv de volta para a vocação dele de formação e de preservação, é um equipamento que vai ser aberto também para todo o entorno, contribuindo muito para o audiovisual para a cidade, pensando no game, na animação. O CTAv volta a ser um grande equipamento cultural e um grande equipamento audiovisual brasileiro”, conclui.

Entre as entregas, está a formalização de acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com objetivo de ofertar cursos certificados pelo Ministério da Educação (nível técnico, graduação tecnológica e de extensão) em diversos segmentos do audiovisual, focando, em um primeiro momento, nas habilidades profissionais demandadas pelos setores de animação e games.

“Existem diversas comunidades aqui perto, como a Maré, Rocinha, Complexo do Alemão, então é realmente ter esse alcance para quem não tem essa disponibilidade, porque o curso audiovisual é muito caro”, conta coordenadora-Geral do CTAv, Valquíria Salgado.

“A ideia é transformar o CTAv num centro de referência em capacitação e preservação audiovisual, focando nessa parte de inovação tecnológica, a gente tem um projeto de revitalização dos estúdios também, é para disponibilizar isso para a sociedade. É pegar essa galera das periferias e formar”, conclui Walquíria.

Projeto piloto

Ainda em 2024, será implementado o projeto piloto Mulheres Mil, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com 450 vagas. “Inicialmente serão 50 vagas, fora do CTAv, que ainda está finalizando a obra. É uma parceria do CTAv com o Museu da Imagem e do Som, onde será realizada essa primeira etapa em 2024”, explica Walquiria.

CTAv

O CTAv foi criado em 1985, no Rio de Janeiro, a partir de uma parceria entre a Embrafilme e o National Film Board do Canadá (NFB). Os principais objetivos eram o apoio do desenvolvimento da produção cinematográfica nacional, dando prioridade ao realizador independente de filme, estimular o aprimoramento da produção de filmes de animação e promover a implantação de medidas voltadas à formação.

O local também recebeu a missão de preservar e difundir o acervo audiovisual da Embrafilme. Além das obras das quais é detentor dos direitos patrimoniais, o CTAv é responsável pela guarda de títulos coproduzidos pela Fundação do Cinema Brasileiro – FCB, Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac) e Departamento de Cinema e Vídeo da Fundação Nacional de Artes.

Matéria envida pela Assessoria de Comunicação do G20 no Brasil

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos