Início Cidades Defesa Civil do Estado intensifica combate à dengue e mobiliza ação na...

Defesa Civil do Estado intensifica combate à dengue e mobiliza ação na Grande SP

0

Cidade de Caieiras teve reforço dos municípios vizinhos e da Defesa Civil estadual para combate aos criadouros do mosquito e vistorias em residências.

A cidade de Caieiras foi palco nesta sexta-feira (24) da ação “Defesa Civil nas Cidades no Combate à Dengue”, que visa reforçar as estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação integra o Centro de Operações de Emergências (COE) e faz parte dos esforços do Governo de São Paulo em combater a doença.

O ponto de encontro foi na Praça Emancipação Prefeito Gino Dartora, próximo à estação da Linha 7-Rubi, da CPTM. A partir do local, as equipes especializadas deram início às atividades de conscientização, inspeção e eliminação de criadouros do mosquito nos arredores da região.A ação contou com o apoio de agentes do Controle de Zoonoses, das Defesas Civis do Estado e do Município de Caieiras e de parceiros regionais do CIMBAJU (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri), composto pelos municípios de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.

O objetivo é reduzir os focos do Aedes aegypti, exterminar mosquitos adultos e conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Para isso, foram feitas visitas aos imóveis com inspeções em quintais, calhas, vasos e caixas d’água, onde criadouros são eliminados imediatamente e os imóveis em condições críticas registrados para futuras fiscalizações. Além disso, a limpeza de espaços públicos como praças, terrenos baldios e áreas de convivência foi realizada para remover entulhos e objetos que possam acumular água.

A nebulização, mais conhecida como fumacê, também foi aplicada nas áreas com maior risco de proliferação, e os moradores foram previamente avisados para que mantivessem portas e janelas abertas durante o procedimento. Paralelamente, agentes estiveram em pontos estratégicos, como semáforos e entradas de comércios, distribuindo panfletos educativos e orientando a população sobre medidas de prevenção, como evitar o acúmulo de água parada.

O combate ao Aedes aegypti é fundamental, especialmente em períodos de chuva, quando os índices de proliferação do mosquito aumentam. A Defesa Civil destaca que mais de 80% dos criadouros estão localizados dentro das residências, reforçando a importância da colaboração dos moradores. “A participação de cada cidadão é essencial para reduzir os casos de dengue e garantir a saúde da comunidade”, ressalta Tenente Coronel Claudia Bemi, Diretora da Defesa Civil estadual.

Materia envia pela Assessoria de Comunicação da Defesa Civil estadual do Estado de São Paulo

Sair da versão mobile