segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Estação Brás da CPTM em SP promove campanha contra a osteossarcopenia de sexta (18) a domingo (20)

Durante a ação, serão realizados 900 testes em 350 atendimentos na sexta-feira (18), 350 no sábado (19) e 200 no domingo (20)

Para melhor organização, serão distribuídas senhas aos interessados no local (até atingir a cota). Foto: Governo de SP

A Estação Brás da CPTM, no centro de São Paulo, será palco, entre os dias 18 a 20 de outubro, de ação de saúde para conscientização sobre a osteossarcopenia, uma condição que combina dois fatores de risco à qualidade de vida adulta, especialmente nos idosos: a osteoporose, que enfraquece os ossos, e a sarcopenia, caracterizada pela perda de massa e força muscular.

A ação ocorre para marcar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, celebrado no dia 20 de outubro. Com o tema “Exercite-se: ossos e músculos fortes para uma vida independente!”, a iniciativa, em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), vai oferecer aos passageiros testes gratuitos de calcâneo e avaliações de risco de fraturas com a ferramenta FRAX.

Durante a ação, no total, serão realizados 900 testes em 350 atendimentos na sexta-feira (18), 350 no sábado (19) e 200 no domingo (20). Para melhor organização, serão distribuídas senhas aos interessados no local (até atingir a cota). Os profissionais no local também vão prestar orientações gerais sobre como manter a saúde dos ossos e músculos, os riscos da doença e soluções para prevenir ou reduzir seu impacto. Haverá, ainda, um espaço dedicado a orientações nutricionais e uma área para palestras e atividades físicas ao ar livre.  

“A osteoporose e a sarcopenia quando estão juntas numa mesma pessoa, temos a osteossarcopenia, o que aumenta significativamente o risco de quedas e fraturas, afetando a qualidade de vida e a autonomia dos idosos. Por isso essa campanha é importante: pelos testes que faremos poderemos entender quem são as pessoas mais propensas a ter problema ósseos e orientá-las para as medidas de prevenção da osteossarcopenia”, relata Dr. Sergio Setsuo Maeda, endocrinologista da Abrasso.

O teste do calcâneo é um exame utilizado para avaliar a densidade óssea e a qualidade do osso calcâneo (osso do calcanhar). Ele é comumente realizado com um aparelho de ultrassom, que mede a densidade e qualidade óssea e pode ser utilizado como um método simples e não invasivo para avaliar a saúde óssea.

Já o teste FRAX é uma ferramenta em forma de questionário utilizada pelos médicos para avaliar o risco de fratura nos próximos 10 anos de uma pessoa com osteoporose ou osteopenia.

“Iniciativas que ajudam a contribuir com a qualidade de vida dos nossos passageiros e a difundir esclarecimentos para ampliar o conhecimento do cidadão com o cuidado com a saúde fazem parte do compromisso da CPTM. Nossos espaços nas estações estão abertos para servir a sociedade”, afirma Michael Cerqueira, Presidente da CPTM.

Fortalecimento de músculos

De acordo com especialistas da Abrasso, quando os músculos estão fortalecidos é possível evitar o surgimento da sarcopenia (fraqueza muscular). “Com isso, temos mais força nas pernas e braços, o que melhora a mobilidade e ajuda a prevenir quedas e, consequentemente, fraturas ósseas. O fortalecimento dos membros inferiores está diretamente associado à funcionalidade e ao bem-estar global, incluindo benefícios como melhor memória e menor risco de demência”, pontua o médico.

O exercício físico regular é uma das estratégias mais eficazes para prevenir e tratar a osteossarcopenia. Aqui estão algumas dicas de atividades que podem fazer a diferença:

  1. Exercícios de Sustentação de Peso e Fortalecimento Muscular: Agachamentos, flexões de braços, pilates e musculação são fundamentais para aumentar a força óssea e muscular.
  2. Atividades de Equilíbrio e Postura: Caminhadas, alongamentos, tai chi e certos tipos de ioga ajudam a treinar o equilíbrio e a postura, reduzindo o risco de quedas e promovendo a saúde da coluna vertebral.
  3. Exercícios Aeróbicos: Bicicleta e corrida são importantes para a saúde cardiovascular e pulmonar, sendo complementares aos exercícios de força.

Sobre a Abrasso

A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: a Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica, a Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral e a Sociedade Brasileira de Osteoporose.

Criada em 2011, conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da Saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino, a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público em geral.

Serviço

Ação de Saúde em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Osteoporose
Local: 
Estação Brás, que atende as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM
Datas: Sexta-feira (18) e sábado (19), das 9h às 16h, Domingo (20), das 9h às 13h

Isaias Dutra
Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos