sábado, 27 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Falso Bispo Bolsonarista e Sua Repercussão Política

A CNBB diz, em nota, que o cidadão com roupas que arremete ao expectador do vídeo a um religioso católico, não é da Igreja Católica Apostólica Romana e nem o “Santuário” pertence à Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)

Os bolsonaristas insatisfeitos com a derrota do atual presidente de extrema-direita, Jair Bolsonaro (PL), intensificaram desde o fim das eleições a divulgação de fake news. Entre as mentiras difundidas está um falso “bispo” de um suposto “santuário” que seria sediado em Belo Horizonte (MG). O “bispo” fake usa o nome de “Dom Wesley” de um tal “Santuário de São Miguel”. Em um vídeo divulgado nas redes sociais bolsonaristas, ele se veste com uma roupa que lembra um padre católico e não utiliza palavras religiosas, mas destila o ódio bolsonaristas e instiga as Forças Armadas a provocar um golpe antidemocrático e acabar com a democracia brasileira.

Grafitti News foi procurar por quem responde pela Igreja Católica no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para saber se esse bispo existe de fato ou se era um fake news. E também foi questionada a veracidade do “Santuário de São Miguel”, em Belo Horizonte (MG). A resposta da CNBB foi curta: “O referido bispo não faz parte da Igreja Católica Apostólica Romana. O Santuário também não faz parte da Arquidiocese de Belo Horizonte.”

Na verdade, o “bispo” se faz passar por um religioso católico, para poder estimular o ódio contra a democracia e o desrespeito ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde nesse vídeo ele faz críticas ferozes para quem se propõe ser um religioso de fato. Ao se procurar informações sobre quem é esse cidadão que faz um discurso político de extrema-direita e que não usa, em nenhum momento palavras religiosas, descobre-se de que ele é de uma seita que se autodenomina “Igreja Católica Apostólica Carismática.”

O “santuário” onde o suposto religioso gravou o vídeo ofendendo os ministros do STF e Lula fica na Rua dos Guaranis, no centro comercial antigo de Belo Horizonte, local não recomendado pelos próprios mineiros por ser perigoso | Imagem: Google View Street

Sede em BH fica em local não recomendado pelos próprios mineiros

O tal “santuário” não é aquele prédio antigo e imponente como a palavra arrete, mas uma lojinha comercial, pintada de azul escuro, localizada na Rua dos Guaranis, 155, no Centro antigo de Belo Horizonte. O local, de acordo com pessoas residentes em Belo Horizonte, que foram ouvidas, fica numa região perigosa e não recomenda da cidade. É dali que o “bispo” gravou o vídeo ofendendo os ministros do STF e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem o ofendeu ao chamar de “bode diabólico.”

Esse movimento político ultraconservador e supostamente “religioso” surgiu 29 anos atrás na cidade paulista de Araraquara e foi criado por um cidadão mineiro chamado Fernando Fraga. Nos registros consta sendo uma organização religiosa e tem no quadro societário como presidente o sócio José Ricardo Padavani. E tem como atividade principal, com o código 9491000, a exploração de “Atividades de organizações religiosas ou filosóficas.” A seita não esconde que é uma organização política e entre seus projetos está a formação de uma bancada de parlamentares nos Estados e no Congresso Nacional.

Materia envida pela assessoria de Comunicação da CNBB: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos