O encontro, lança a iniciativa climática F30, e é um preparatório para o Fórum Mundial das Favelas em outubro. Propostas serão encaminhadas para a Cúpula do G20 Social e para o encontro de chefes de Estado do fórum, ambos em novembro no Rio de Janeiro.
Neste sábado, 24 de agosto, o G20 Favelas, grupo criado pela Central Única das Favelas (CUFA), pela Frente Parlamentar das Favelas e pela Frente Nacional Antirracista (FNA), realizou 21 conferências estaduais em todo o Brasil. O evento realizado no estado do Rio de Janeiro ocorreu na sede da CUFA em Madureira e contou com a presença de Preto Zezé, presidente da CUFA Rio, Elaine Caccavo, co-presidente da CUFA Rio e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República Márcio Macêdo, além de outros nomes de destaque. Durante o evento, foi anunciada a iniciativa climática F30, que será uma contribuição das favelas para a agenda climática de 2025.
O encontro mobilizou milhares de pessoas das favelas, incluindo líderes, moradores e apoiadores, com foco em debates para soluções desses territórios. As propostas apresentadas no encontro serão discutidas no evento nacional, que acontecerá no Fórum Mundial das Favelas, em outubro, e as propostas mais destacadas serão apresentadas no G20, marcado para novembro no Rio de Janeiro.
“Hoje foi um sucesso, não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o país. Mostramos que, quando nos unimos para mobilizar a população em torno das questões que afetam as favelas, podemos fazer a diferença. A Cufa desempenhou um papel crucial, assim como a Frente Nacional Antirracista e a Frente Parlamentar, que nos ajudaram a construir políticas públicas efetivas. O que realizamos hoje é histórico, dando voz às favelas para que, elas mesmas, possam definir o seu futuro, servindo de exemplo para o mundo”, diz Celso Athayde, Fundador da CUFA.
Propostas de soluções destacadas durante a conferência
Infraestrutura e Urbanização: melhoria das condições de moradia, saneamento básico, acesso à água potável e infraestrutura urbana adequada;
Segurança Pública: redução da violência e fortalecimento das políticas de segurança que respeitem os direitos humanos;
Educação: acesso à educação de qualidade, com escolas bem equipadas e programas de apoio para jovens e adultos;
Saúde: ampliação e melhoria dos serviços de saúde, com atenção especial à saúde mental e prevenção de doenças;
Direitos Humanos e Inclusão Social: combate ao racismo, discriminação e promoção de políticas de inclusão social e igualdade;
Meio Ambiente e Sustentabilidade: ações para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e promover práticas sustentáveis nas comunidades.
O G20 Favelas oferece uma oportunidade inédita para dialogar com as 19 potências econômicas, visando a construção de políticas públicas eficazes baseadas na narrativa de quem vive os problemas.
Materia envida pela Assessoria de Comunicação do G20 no Brasil