RBR ainda garantiu dobradinha com Pérez em segundo, apesar de punição recebida pelo mexicano; Leclerc completa pódio, tendo o novo colega da Ferrari, Bearman, estreando com pontos na sétima colocação.
A pole position de Max Verstappen se converteu em uma vitória segura para o holandês no GP da Arábia Saudita neste sábado, apesar de um breve momento de liderança de Lando Norris – por estender a vida útil de seus pneus médios no início da prova. Sergio Pérez ainda garantiu a dobradinha da RBR ao chegar em segundo, mesmo punido em 5s por quase bater com Fernando Alonso nos boxes. Charles Leclerc foi terceiro colocado, levando seu primeiro pódio da temporada.
A conquista simbolizou, também, o centésimo pódio de Verstappen na carreira. O primeiro foi no GP da Espanha de 2016, primeiro triunfo do piloto. Além disso, o tricampeão deixará o Circuito de Jeddah com sua 55ª vitória do currículo, tendo se estabelecido ainda em 2023 como o terceiro maior vencedor de todos os tempos.
O holandês ampliou sua liderança no campeonato de pilotos, chegando a 51 pontos e 15 de vantagem para o vice-líder Pérez. A dobradinha elevou os pontos da RBR no Mundial de construtores a 87, com a Ferrari vice-líder detendo 49 pontos. A McLaren desbancou a Mercedes da terceira colocação por dois pontos.
Um dos destaques da prova foi a estreia de Oliver Bearman na Ferrari. O adolescente de apenas 18 anos foi convocado para substituir Carlos Sainz, diagnosticado com uma apendicite. Ele largou em 11º e cruzou a linha de chegada em sétimo lugar; os seis pontos lhe renderam a décima colocação no campeonato de pilotos.
Resultado
- Max Verstappen (RBR)
- Sergio Pérez (RBR) +13s643
- Charles Leclerc (Ferrari) +18s639
- Oscar Piastri (McLaren) +32s007
- Fernando Alonso (Aston Martin) +35s759
- George Russell (Mercedes) +39s936
- Oliver Bearman (Ferrari) +43s679
- Lando Norris (McLaren) +45s708
- Lewis Hamilton (Mercedes) +47s391
- Nico Hulkenberg (Haas) +1m16s996
- Alexander Albon (Williams) +1m28s354
- Kevin Magnussen (Haas) +1m45s737
- Esteban Ocon (Alpine) + 1 volta
- Yuki Tsunoda (RB) + 1 volta
- Logan Sargeant (Williams) + 1 volta
- Daniel Ricciardo (RB) + 1 volta
- Valtteri Bottas (Sauber) + 1 volta
- Guanyu Zhou (Sauber) + 1 volta
Lance Stroll (Aston Martin) – ABANDONOU
Pierre Gasly (Alpine) – ABANDONOU