O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coordenou nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de fevereiro, a 17ª reunião dos Institutos Nacionais de Estatística (INEs) dos países do BRICS. O Instituto coordenou a reunião virtual que integra a agenda de atividades da presidência brasileira do agrupamento, que teve como objetivo preparar a edição deste ano da Publicação Estatística Conjunta (JSP, na sigla em inglês), para a Cúpula de Chefes de Estado dos BRICS, a ser realizada no Brasil, nos dias 6 e 7 de julho de 2025.
Esta primeira reunião tratou de aspectos técnicos da Publicação Estatística Conjunta. Criada em 2010, e com 14 edições até o momento, a JSP possui um capítulo de abertura apresentando informações gerais com estatísticas comparáveis para os estados membros, e 14 capítulos temáticos, cada um destes com uma tabela resumo contemplando todos os países, seguida por tabelas específicas de cada país. A JSP também apresenta um conjunto de apêndices fornecendo uma visão geral dos sistemas estatísticos do BRICS, bem como um conjunto de anexos sobre o estado atual da estrutura de monitoramento para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O IBGE também coordena a produção da JSP Snapshot, versão resumida, sem anexos, das principais tabelas dos quinze capítulos: Informações Gerais, Comparação de Indicadores Econômicos e Sociais dos Países BRICS; População; População Economicamente Ativa; Contas Nacionais;Índices de Preços; Padrão de Vida das Pessoas; Recursos e Meio Ambiente; Indústria; Energia; Agricultura, Silvicultura, Pecuária e Pesca; Transporte; Sociedade da Informação; Finanças;Relações Econômicas Externas; e Turismo.
Diretor do IBGE detalha planejamento para publicações de 2025
Vladimir Gonçalves Miranda, diretor-adjunto da Diretoria de Pesquisa do IBGE, explicou que o encontro abordou desde o propósito que vai guiar as publicações até os insumos necessários para sua realização. “Discutimos o escopo das duas publicações para 2025 e quais os insumos necessários para elas.Fizemos uma apresentação das propostas de desenho gráfico elaborada pelo IBGE, responsável por coordenar a publicação, e avaliamos o cronograma das atividades, para os países receberem as informações e disponibilizarem para o IBGE. Esses dados serão analisados e compilados para a publicação final”, afirmou Miranda.
No segundo dia do encontro, o foco foi a definição dos indicadores que integrarão as versões. “Tivemos uma discussão mais aprofundada sobre os indicadores que vão compor as duas publicações, a estendida e a resumida”, completou o diretor-adjunto. O IBGE, responsável pela coordenação do projeto, segue agora com a análise e compilação dos dados fornecidos pelos países participantes, visando garantir a qualidade e a precisão das informações que serão divulgadas.
Participaram da reunião representantes dos Institutos Nacionais de Estatística da África do Sul, China, Egito, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã e Rússia, além do Brasil.
Materia envia pela Assessoria de Imprensa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)