sexta-feira, 11 de julho de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

IBGE coordena primeira reunião técnica dos Institutos Nacionais de Estatística do BRICS

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coordenou nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de fevereiro, a 17ª reunião dos Institutos Nacionais de Estatística (INEs) dos países do BRICS. O Instituto coordenou a reunião virtual que integra a agenda de atividades da presidência brasileira do agrupamento, que teve como objetivo preparar a edição deste ano da Publicação Estatística Conjunta (JSP, na sigla em inglês), para a Cúpula de Chefes de Estado dos BRICS, a ser realizada no Brasil, nos dias 6 e 7 de julho de 2025.

Esta primeira reunião tratou de aspectos técnicos da Publicação Estatística Conjunta. Criada em 2010, e com 14 edições até o momento, a JSP possui um capítulo de abertura apresentando informações gerais com estatísticas comparáveis para os estados membros, e 14 capítulos temáticos, cada um destes com uma tabela resumo contemplando todos os países, seguida por tabelas específicas de cada país. A JSP também apresenta um conjunto de apêndices fornecendo uma visão geral dos sistemas estatísticos do BRICS, bem como um conjunto de anexos sobre o estado atual da estrutura de monitoramento para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O IBGE também coordena a produção da JSP Snapshot, versão resumida, sem anexos, das principais tabelas dos quinze capítulos: Informações Gerais, Comparação de Indicadores Econômicos e Sociais dos Países BRICS; População; População Economicamente Ativa; Contas Nacionais;Índices de Preços; Padrão de Vida das Pessoas; Recursos e Meio Ambiente; Indústria; Energia; Agricultura, Silvicultura, Pecuária e Pesca; Transporte; Sociedade da Informação; Finanças;Relações Econômicas Externas; e Turismo.  

Diretor do IBGE detalha planejamento para publicações de 2025

Vladimir Gonçalves Miranda, diretor-adjunto da Diretoria de Pesquisa do IBGE, explicou que o encontro abordou desde o propósito que vai guiar as publicações até os insumos necessários para sua realização. “Discutimos o escopo das duas publicações para 2025 e quais os insumos necessários para elas.Fizemos uma apresentação das propostas de desenho gráfico elaborada pelo IBGE, responsável por coordenar a publicação, e avaliamos o cronograma das atividades, para os países receberem as informações e disponibilizarem para o IBGE. Esses  dados serão analisados e compilados para a publicação final”, afirmou Miranda.

No segundo dia do encontro, o foco foi a definição dos indicadores que integrarão as versões. “Tivemos uma discussão mais aprofundada sobre os indicadores que vão compor as duas publicações, a estendida e a resumida”, completou o diretor-adjunto. O IBGE, responsável pela coordenação do projeto, segue agora com a análise e compilação dos dados fornecidos pelos países participantes, visando garantir a qualidade e a precisão das informações que serão divulgadas.

Participaram da reunião representantes dos Institutos Nacionais de Estatística da África do Sul, China, Egito, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã e Rússia, além do Brasil.

Materia envia pela Assessoria de Imprensa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos