sexta-feira, 24 maio, 2024
HomeArte & CulturaMinistra da Cultura, Margareth Menezes, se reúne com Janja Silva para discutir...

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reúne com Janja Silva para discutir agenda cultural no G20


Promoção da cultura como vetor de desenvolvimento sustentável foi um dos assuntos da pauta

Nesta segunda-feira (22), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a primeira-dama do Brasil, Janja Silva, se encontraram para debater as ações culturais a serem apresentadas pelo Brasil no G20 – grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo.

O encontro ocorreu na sede do Ministério da Cultura (MinC) e contou com a participação do secretário-Executivo da Pasta, Márcio Tavares.

Entre os temas discutidos, estão a promoção da cultura como vetor de desenvolvimento sustentável, a proteção do patrimônio cultural e a promoção da diversidade cultural como instrumento de diálogo e paz.

Janja vai atuar junto a MinC para levar as demandas e propostas brasileiras para o G20, com o objetivo de fortalecer a cultura como elemento central nas agendas globais de desenvolvimento e cooperação.

Grupo de Trabalho

Durante a abertura das sessões do Grupo de Trabalho de Cultura do G20, no dia 13 de março, Margareth Menezes enfatizou a importância da cultura na agenda global. 

“Aprovamos, por unanimidade, que a cultura deve ser um objetivo autônomo na Agenda de Desenvolvimento pós-2030. Foi um avanço, pois garantimos que a cultura deve ser um pilar fundamental para o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Na declaração dos líderes do G20 da Índia, conseguimos obter a chancela dos líderes sobre a importância do setor criativo para o crescimento inclusivo; o papel da cultura como meio para o desenvolvimento sustentável; a necessidade de aproveitar as tecnologias digitais para a proteção e promoção do patrimônio cultural. Na nossa presidência do Grupo de Trabalho do G20 sobre Cultura esperamos levar adiante esses esforços, contribuindo para fortalecer ainda mais a agenda da cultura no plano multilateral”, completou.

Quatro eixos nortearão as ações do GT ao longo de 2024: Diversidade cultural e inclusão social; Direitos autorais e ambiente digital; Economia Criativa e desenvolvimento sustentável; e Preservação, salvaguarda e promoção do Patrimônio Cultural e Memória.

Matéria enviada pela assessoria de comunicação  do  Ministerio da Cultura

Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes