Karina Milei, irmã do presidente Javier Milei, recebeu a medalha Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria concedida pelo Estado de SP.
O governador Tarcísio de Freitas recebeu nesta segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, a secretária-geral do governo da Argentina, Karina Milei, e o ministro da Economia do país vizinho, Luis Caputo, acompanhados também do Cônsul Geral da Argentina, Luis Maria Kreckler, e do secretário de Coordenação de Energia e Mineração do Ministério de Economia da Argentina, Daniel González.
O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências entre os governos, especialmente nas políticas econômicas. Para homenagear o povo argentino, Tarcísio condecorou Karina com a medalha Ordem do Ipiranga, no grau máximo, que é a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo.
O governador elogiou o ajuste fiscal realizado pelo presidente Javier Milei e detalhou o programa de modernização administrativa São Paulo na Direção Certa, que reúne ações voltadas para maior eficiência do gasto público, redução de despesas e aumento de arrecadação, além de atração de mais investimentos para o Estado.
O Governo de SP avança no processo de modernização administrativa e de melhoria do gasto público com o lançamento do plano “São Paulo na Direção Certa”. As diretrizes gerais da iniciativa, publicadas nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial, apontam o caminho a ser seguido para tornar o Estado mais eficiente, com maior capacidade de atração de investimentos e geração de oportunidades.
Tarcísio também explicou os programas de parcerias de investimentos, como a privatização da Sabesp, os leilões e as parcerias público-privadas, que vão gerar investimentos na casa dos bilhões de reais em benefícios para os cidadãos. A comitiva argentina se mostrou bastante interessada, especificamente, pelo modelo de desestatização da Sabesp.
“Nós procuramos, também, eliminar as burocracias no Estado, que era muito analógico e pouco digital, e temos uma secretaria dedicada ao governo digital para tornar a relação com a sociedade e também com os investidores mais fácil. Além disso, em 2025 teremos o maior orçamento de investimento da nossa história”, explicou o governador.
A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial de São Paulo e, das 73 empresas argentinas no Brasil, 30 estão no Estado. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de uma missão empresarial institucional à Argentina para que os investidores brasileiros possam ver de perto o novo momento que o país vive.
A reunião foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, pelo secretário da Fazenda, Samuel Kinoshita, pelo presidente da InvestSP, Rui Gomes, pelo chefe da Assessoria Internacional da Casa Civil, Samo Tosatti, e pelo assessor especial do governador, Gustavo Villaça.
Materia envida pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual Relações Internacional