quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

TABOÃO DA SERRA GANHA PROTAGONISMO NA 13ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS — REPORTAGEM EXCLUSIVA

A maior delegação do país (delegação de São Paulo). Todos os estados escolheram seus delegados representantes e se reúnem em Brasília para três dias de conferência.

Após dez anos, Brasília volta a receber a Conferência Nacional de Direitos Humanos, uma das mais importantes arenas de debate, reconstrução institucional e fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos no país. São Paulo participa com 94 delegadas e delegados, democraticamente eleitos na 8ª Conferência Estadual — e Taboão da Serra integra esse grupo com uma presença robusta e altamente qualificada.

Representando o município em nível nacional, embarcaram hoje (10) para Brasília:

  • Professor Moreira — Secretário de Direitos Humanos (Poder Público)
  • Gabriela Guimarães — Relações Públicas da OAB Taboão e Delegada Municipal de Direitos Humanos (Sociedade Civil)
  • Helen Glayce — Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sociedade Civil)
  • Anderson Pena — Coordenador da SDHC (Poder Público)
  • Andreanne Alberto — Membro do CMDHC (Poder Público)
  • Vanini Mandaj — Membro do CMDHC (Poder Público)
  • Dorah Amorim — Servidora da Procuradoria da Câmara Municipal (Poder Público)
  • Vitoria Ramos — Conselheira Estadual e Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sociedade Civil)

A delegação taboanense, reconhecida pela consistência técnica e pela atuação em políticas afirmativas, participará dos três dias de trabalhos da conferência, que tem como tema:

“Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas.”

COMO FOI A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS

A etapa municipal, realizada em Taboão da Serra, foi marcada por intensa participação popular e debates qualificados. Conselhos, movimentos sociais, gestores públicos e representantes da sociedade civil construíram coletivamente propostas alinhadas aos seis eixos temáticos nacionais:

  • Enfrentamento das violações
  • Participação popular e democracia
  • Igualdade e justiça social
  • Justiça climática
  • Direitos humanos no contexto internacional
  • Fortalecimento das políticas públicas

O encontro consolidou Taboão como um território comprometido com a proteção da dignidade humana e a ampliação dos espaços democráticos.


TABOÃO DA SERRA TEVE PROPOSTAS APROVADAS NA ETAPA ESTADUAL

Os debates produzidos na conferência municipal resultaram em propostas consistentes que avançaram para a Conferência Estadual.
Na etapa paulista, muitas delas foram aceitas e validadas, destacando o município pela profundidade de suas contribuições.

Por voto livre e democrático dos participantes da etapa estadual, a delegação de Taboão da Serra foi escolhida para representar São Paulo na Conferência Nacional, reafirmando o papel estratégico da cidade nas políticas de direitos humanos.


10 DE DEZEMBRO — DIA INTERNACIONAL DOS DEFENSORES E DEFENSORAS DE DIREITOS HUMANOS

A chegada das delegações a Brasília coincide com o Dia Internacional dos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, data vinculada à assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que celebra quem atua pela garantia da dignidade humana.

Em Brasília, mais de mil participantes — sociedade civil, conselhos estaduais, representantes do Poder Público e da política institucional — unem suas vozes para construir avanços no campo dos direitos humanos.


DESTAQUE ESPECIAL: GABRIELA GUIMARÃES — UM NOME QUE ELEVA Taboão da Serra

Entre as representantes taboanenses, Gabriela Guimarães tem protagonizado ações de grande impacto no município.
Delegada Municipal de Direitos Humanos, Relações Públicas da OAB Taboão e habilitada internacionalmente em ODS pela SAVe Sustainable, Gabriela é reconhecida por sua:

  • forte capacidade de articulação público–privada
  • liderança em projetos sustentáveis
  • habilidade em conectar sociedade civil, instituições e poder público
  • visão estratégica e competência técnica
  • entrega responsável, ética e humanizada

Desde que a conheci, na edição especial de julho do Manas Pretas Day, tornou-se evidente sua inteligência social, sua habilidade em construir pontes e sua presença transformadora. Seu trabalho tem fortalecido políticas de impacto, ampliado espaços democráticos e contribuído para uma gestão mais sustentável em Taboão da Serra.


NO ENCERRAMENTO DO ANO: A OAB TABOÃO DA SERRA CONSOLIDA SEU COMPROMISSO COM A JUSTIÇA SOCIAL

Encerrando o ano com chave de ouro, a OAB Taboão da Serra realizou a 1ª Cantata de Natal e Prêmio Justiça Social, celebrando instituições, profissionais e iniciativas que constroem cidadania no território.

Durante a cerimônia, a presidente da OAB–TS, Dra. Bianca Bononi, reforçou:

“Justiça social se constrói quando reconhecemos o valor do outro.”

A noite premiou projetos sociais, ações institucionais e trabalhos comunitários que fortalecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Entre os destaques, Gabriela Guimarães foi homenageada com potencial destaque em integração social–público–privado. Premiada na categoria ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, Gabriela foi reconhecida por seu potencial de integração social–público–privado.

Em um momento emocionante, ao receber o prêmio, Gabriela o dedicou à sua mãe, Neuzimar Vieira Guimarães, afirmando:

“Se hoje posso compartilhar algum conhecimento, é porque tive uma excelente instrução familiar. Minha mãe – uma mãe solo de 3 filhos – nunca negligenciou a minha educação e sempre me ensinou o senso humano e coletivo. Muito obrigada por isso, mãe. Esse prêmio não é pra mim, ele é mérito seu! Esse prêmio é seu!”


Cobertura Especial — Jornalista Responsável

A cobertura local da participação da delegação taboanense na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos terá como Jornalista Responsável: Isaias Dutra, que acompanhará os destaques, bastidores e desdobramentos da conferência diretamente de Brasília.

Midiam Almeida
Midiam Almeida
Midiam Almeida é comunicadora, repórter e presidente da Associação Manas Pretas. Especialista em Comunicação pela Multipotencial Artes, atua como agente social no fortalecimento do empreendedorismo e da cultura preta. Repórter do programa Conexões e Negócios e influenciadora digital, Midiam dá voz a histórias reais, impulsiona iniciativas locais e constrói pontes entre comunicação, impacto social e protagonismo feminino.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos