O prefeito Aprígio nomeou nesta quarta-feira, dia 4, o tenente da reserva da Polícia Militar Paulo Sérgio da Silva como novo secretário de segurança pública de Taboão da Serra. As mudanças na GCM também atendem aos pedidos da corporação, o GCM Inspetor Regional Borgatto, um dos mais experientes, será o comandante e o inspetor Assunção, o sub-comandante.
As mudanças acontecem após a exoneração da delegada Michele Santana, que chefiou a secretaria de segurança pública de Taboão da Serra desde abril de 2023. Os motivos da troca ainda não foram revelados pelo prefeito Aprígio que vem mexendo no seu secretariado desde o começo de agosto.
Nos últimos meses, o tenente Paulo Sérgio era responsável pela segurança pessoal do prefeito Aprígio em eventos oficiais. Ele ocupava o cargo de secretário adjunto há mais de um ano e passou a ganhar a confiança da cúpula da prefeitura de Taboão da Serra.
Já Marcelo Borgatto, GCM querido pela corporação, chegou a ser afastado pela ex-secretária de segurança pública de suas funções na rua. Ele ocupa a patente mais alta da GCM e é considerado experiente para propor a humanização dentro da Guarda, aproximando os GCMs e lutando pela elaboração de um novo estatuto.
Borgatto foi sub-comandante da GCM entre 2016 e 2020, ele tem 33 anos como Guarda Municipal e terá uma função importante nesse momento de transição.
O Inspetor Assunção, 26 anos de Guarda, também é bem quisto na corporação, ele é considerado um dos GCMs que mais defendem a guarda, ocupando um cargo importante na ROMU e se manifestando diversas vezes pela valorização salarial. A intenção de Aprígio é acenar para a categoria que estava dispersa e insatisfeita com o rumo que a GCM estava tomando.
Mudanças
Desde o começo de agosto Aprígio vem promovendo mudanças no seu secretariado, buscando mostrar para o funcionalismo público que pretende valorizar todas as categorias. No lugar da ex-secretária de educação, Dirce Takano, Aprígio trouxe o professor Ricardo Ribeiro para aproximar o professorado de Taboão da Serra junto ao governo municipal.
Na segunda-feira, dia 2, Aprígio também promoveu mudanças na secretaria de cultura, afastando Joilson Guespires da secretaria. Porém, nesse caso, o ex-secretário continuará no governo, ajudando na coordenação da campanha. O nome de seu substituo será apresentado nos próximos dias.