domingo, 21 julho, 2024

ANGOLA CONQUISTA A 23ª EDIÇÃO COSAFA É NOSSA FINAL DA TAÇA COSAFA ÁFRICA DO SUL

Estádio Nelson Mandela Bay em Port Elisabeth, a beira do Índico Angola venceu a Namíbia por 5-0 e conquistou a Taça cosafa 2024.

Pela equipa nacional angolana, marcaram, Pedro, aos 12 minutos, Depu, aos 44 minutos na marcação de uma grande penalidade e Vidinho aos 57 e 67 minutos e Keliano aos 70 minutos de Jogo.

Vidinho foi eleito o melhor do jogo*

 Palancas Negras comandadas pelo luso Pedro Gonçalves conquistam o quarto título do torneio para chegar ao jogo decisivo, Angola afastou as Ilhas Comores com vitória por 2-1 e a Namíbia ultrapassou Moçambique nas grandes penalidades.

Há 20 anos que Angola não vencia a Taça Cosafa. O primeiro título foi conquistado em 1999, com o técnico brasileiro Djalma Cavalcanti, já falecido.

Angola vencera na primeira mão na Cidadela em Luanda, com golo de Betinho. Já em Windhoek, na segunda mão da final, no Estádio da Independência, Angola conquistava o primeiro título internacional. Ao cabo de 90 minutos, a Namíbia vencia por 1-0 e igualava o resultado obtido pelos angolanos na primeira mão.

No prolongamento, o Golo de Zico aos 102 minutos dava a vitória aos Palancas. Fizeram parte desta festa do futebol angolano de *2 de Outubro de 1999, nomes sonantes do nosso futebol: *:

Nando, Jonas, Jony, Felipe, Julião, Didi, Gilberto, Assis, Toizinho, Ndulo, Betinho, Renato, Jaburu, Stopirra, Zico, Dedas, Nsuka e Avelino Lopes.

Esta história bonita foi escrita no dia 2 de Outubro de 1999, data do primeiro título da Taça Cosafa com o alto patrocínio da CASTLE.

30 de Setembro de 2001, Angola ganha a sua segunda TAÇA COSAFA, ao vencer em Harare, o Zimbabwe por 1-0, golo de Flávio aos 87 minutos de jogo. Foi a segunda mão da final. Em Luanda, Angola não fora para além de um empate a zero bola;

O técnico Mário Calado entrava para a história como o primeiro treinador angolano à frente da Selecção Nacional, a conquistar um título internacional. Jogaram: Marito, Dias Caíres, Didi, Renato, Filipe, Yamba Asha, Gilberto, Paulão, Stopirra e Avelino Lopes. Suplentes utilizados: Julião, Flávio e Zico

TAÇA COSAFA 2004

Depois de 1999 e 2001, ANGOLA, conquistava em 2004, a terceira Taça da África austral. diante da Zâmbia. 20 de Novembro de 2004, em *Lusaka.

o treinador Oliveira Gonçalves fazia história antes da estreia mundial das Palancas Negras na Copa do Mundo da Alemanha de 2006.

Calado comandou a selecção até a vitória final aos penálties diante da vizinha Zâmbia. Os angolanos foram superiores aos Chipolopolos que tinham Kalusha Bwalya, a estrela maior da pátria de Kaunda.

Mas nas grandes penalidades, Flávio, Yamba Asha,,Simão, Rats e Love deram a alegria ao povo angolano, que estava a viver dois anos de PAZ. . Foi há 20 anos. Jogaram: Lama, Jacinto, Jamba, Lebo-Lebo, Yamba Asha, Ito, Fofana, Simão, Stopirra, Maurito e Flávio

Suplentes utilizados: Kadima, Love e Rats

AGORA SÃO QUATRO, OS TÍTULOS PARA ANGOLA. A NAMÍBIA CONQUISTOU A TAÇA COSAFA EM 2015 A história não se Apaga, Recorda-se AX

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes