terça-feira, 08 outubro, 2024

“Chegou a hora de agir”, afirma presidente Lula em chamado global para a Cúpula do Futuro

A Cúpula do Futuro precede a Assembleia Geral da ONU e vai reunir, em Nova Iorque, chefes de Estado e governo dos 193 Estados-membros da ONU, além de representantes da sociedade civil, pesquisadores, setor privado e juventude. O presidente destacou que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será lançada no G20, estará aberta a todos os países da ONU.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira (12) um chamado global para a Cúpula do Futuro, que será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. “Há mais de vinte anos temos falado sobre a reforma da governança global. Estamos correndo em círculos. Chegou a hora de agir. O Brasil está dando novo impulso à reforma da governança global na sua presidência do G20. Mas esse debate também precisa ser travado na ONU, o fórum mais inclusivo de todos. Gostaríamos que todos fossem à Cúpula do Futuro com a ambição de promover reformas efetivas” afirmou o presidente.

A Cúpula do Futuro precede a Assembleia Geral da ONU e vai reunir chefes de Estado e governo dos 193 Estados-membros da ONU, além de representantes da sociedade civil, pesquisadores, setor privado e juventude. O objetivo é adotar acordos que aumentem a cooperação para enfrentar desafios críticos, resolver lacunas na governança global e estabelecer um novo consenso internacional para preservar o futuro.

O presidente destacou também que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será lançada no G20, estará aberta a todos os países da ONU. A iniciativa, proposta pela presidência brasileira do G20, estabelece um mecanismo prático para mobilizar recursos financeiros e conhecimento de vários países e entidades internacionais, para apoiar a implementação e a ampliação, em escala global, de ações, políticas públicas e programas efetivos desenvolvidos pelos diferentes países e instituições para o combate à desigualdade e à pobreza. A Aliança nasce “da vontade política e do espírito de solidariedade de enfrentar essa chaga que ainda assombra a humanidade”, disse Lula.

Entre as questões em discussão durante o encontro estarão a aceleração do desenvolvimento sustentável e a reforma de instituições como o Conselho de Segurança da ONU e o sistema financeiro internacional. De acordo com Lula, isso só ocorrerá se os países em desenvolvimento tiverem maior espaço nesses organismos.

Um documento será criado com medidas de ação conhecido como Pacto para o Futuro. Na abertura da Cúpula, espera-se que os líderes mundiais adotem o Pacto, que incluirá um Pacto Digital Global e uma Declaração sobre as Gerações Futuras.

Ainda em Nova Iorque, no dia 25 de setembro, vai acontecer a reunião dos ministros de Relações Exteriores do G20.

Materia enviada pela assessoria de comunicação do G20

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes

Cléber Oliveira on O PODER DA FENIX.
Chris cabral on E agora, São Paulo?
Anselmo Mesquita on E agora, São Paulo?
Mauro Sérgio Pereira Lacerda on O PODER DA FENIX.
Charles Pereira on O PODER DA FENIX.