domingo, 22 dezembro, 2024

Como se proteger do Golpe do Cadastro do Pix

Criminosos estão utilizando dados capturados para abrir chaves Pìx no nome de outras pessoas e aplicar golpes.

Uma nova modalidade de estelionato está usando dados de pessoas para registrar contas de banco e chaves Pix. Uma vez cadastrados com o nome das vítimas, essas contas e chaves são utilizadas na aplicação de golpes. Os criminosos conseguem os dados das pessoas no mercado ilegal e por meio de aplicativos ou sites falsos que capturam essas informações.

Para se proteger dessa modalidade de golpe, basta consultar o sistema Registrado,do Banco Central. Por meio dele é possível consultar, de graça, empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.

As informações disponíveis no Registrado servem para o cidadão saber: onde tem dívidas e a situação de cada uma; verificar se existe conta bancária, dívida ou chave Pix em seu nome que você não contratou.

Para acessar o Registrado e os relatórios referentes aos seus dados, faça o login no sistema Registrado com a Conta gov.br de nível prata ou ouro.

Uma vez acessado o sistema Registrado, você pode saber quais chaves Pix estão registradas em seu nome.

Além dessa funcionalidade, o Registrado também permite verificar operações de crédito, empréstimos e transações de câmbio realizadas no seu nome. Os links deste parágrafo levam para tutoriais produzidos pelo Banco Central sobre as funções do Registrado. Caso queira conhecer melhor o sistema, acesse o tutorial completo.

Matéria envida pela assessoria de comunicação do Banco Central

Isaias Dutra
Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes

Cléber Oliveira on O PODER DA FENIX.
Chris cabral on E agora, São Paulo?
Anselmo Mesquita on E agora, São Paulo?
Mauro Sérgio Pereira Lacerda on O PODER DA FENIX.
Charles Pereira on O PODER DA FENIX.