Aeronave deixa Beirute com 150 passageiros e um animal doméstico. Maior operação de repatriação da história do Brasil já trouxe ao país mais de 2,5 mil pessoas
décimo terceiro voo da Operação Raízes do Cedro decolou de Beirute, no Líbano, às 13h07 (de Brasília) desta terça-feira, 26 de novembro. A bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira, 150 passageiros e um animal de estimação resgatados do Oriente Médio. Desde o início da operação, em 5 de outubro, já chegaram ao Brasil em segurança 2.513 pessoas e 33 pets. É a maior operação de repatriação e resgate de brasileiros e familiares de uma zona de conflito da história do país. Com a chegada deste décimo terceiro voo, serão 2.663 passageiros e 34 animais domésticos.
RECEPÇÃO — Na chegada a Guarulhos, a operação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
NOVOS VOOS — O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, segue em contato com brasileiros e familiares para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novos voos de repatriação, a depender da demanda e das condições de segurança no terreno.
ORIENTAÇÕES — O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos, que procurem deixar o território libanês por meios próprios.
PRIORIDADE — O aeroporto de Beirute continua em operação, com a realização de voos diários da companhia libanesa Middle East Airlines. A empresa, após negociações com a Embaixada do Brasil em Beirute, está priorizando passageiros portadores de passaportes brasileiros em seus voos com destino a Madri, Frankfurt, Londres e Roma.
PLANTÃO — O número de plantão consular do Itamaraty segue à disposição, em caso de necessidade, com Whatsapp: +55 (61) 98260-0610.
FORÇA NACIONAL DO SUS – A Força Nacional do SUS superou 2,3 mil atendimentos médicos aos brasileiros e familiares que chegam do Líbano. A operação em solo conta com equipe de 13 profissionais que prestam atendimento com foco em emergências, avaliação médica e nos Primeiros Cuidados Psicológicos. A FN-SUS realizou, até agora, 2.341 atendimentos, 545 assistenciais e 1.796 psicossociais. “A Força Nacional do SUS está preparada para uma resposta eficiente e humanitária à situação dos repatriados, buscando levar assistência em saúde e psicossocial, com foco na preservação da dignidade e no respeito aos direitos dos migrantes”, explica Renato Santos, enfermeiro e coordenador da missão. No desembarque em pista, a FN-SUS realiza ação na Base Aérea de Guarulhos, prestando a assistência em tenda, com espaços de divisões para atendimento psicossocial, acolhimento, cuidados médicos, espaço para brinquedoteca e local de oração, considerando os aspectos culturais e religiosos.
O QUE É — A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty.
Materia envida pela assessoria de Comunicação do Ministerio da Defesa