sexta-feira, 24 maio, 2024
HomeOpiniãoEstreia do “Me Conta, Brasil” mostra impactos do Bolsa Família na vida...

Estreia do “Me Conta, Brasil” mostra impactos do Bolsa Família na vida do cidadão

Videocast será um espaço de bate-papo para explicar como as pessoas podem garantir os seus direitos e se beneficiar com as ações do Governo Federal

O Bolsa Família é mais do que um programa de transferência de renda, ele é oportunidade para as famílias mudarem a sua trajetória de vida. O programa me permitiu estudar, ter sonhos e crescer”, afirma Kellison Rocha, ex-beneficiário do programa.A história do jovem faz parte da estreia do videocast “Me Conta, Brasil”, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, e reflete a realidade de milhões de brasileiros beneficiários do maior programa de transferência de renda da história. Só em fevereiro, por exemplo, 21,06 milhões de pessoas foram contempladas, com um investimento de R$ 14,45 bilhões do Governo Federal.

O envolvimento de Kellison com o Bolsa Família começou ainda em 2003, quando sua mãe era beneficiária e ele, apenas uma criança. Mais de 20 anos depois, o jovem hoje trabalha como gestor do programa no município de Paraná, no Rio Grande do Norte. “Foi a oportunidade que a gente precisava para mudar a nossa trajetória”, destaca.

TRANSVERSALIDADE – Em forma de bate-papo, o videocast traz gestores de diversos ministérios para explicar de forma simples as políticas do Governo Federal para a população. No primeiro bate-papo, as convidadas foram Eutália Barbosa, diretora do Departamento de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social, e Márcia Seroa, coordenadora de Acompanhamento Educacional do Bolsa Família do Ministério da Educação.

Juntas, as servidoras explicaram as condicionalidades para ingresso no programa, assim como para a permanência nele. E, mostrando que o Bolsa Família trabalha de forma transversal com outras políticas públicas, ressaltaram a importância da educação como fator impulsionante para o desenvolvimento da população mais vulnerável.

“A gente precisa contar essas histórias porque existe muito preconceito em torno do programa, achando que é um programa de transferência de recursos para as pessoas ficarem acomodadas. Isso é um preconceito, porque a transferência de renda vai para a economia das famílias, mas ela também circula e movimenta a economia do país”, argumenta Eutália.

Márcia afirma que a educação é uma das principais ferramentas para mudar a realidade de uma família. “A educação muda a história de um jovem, muda a história da sua família para melhor, sempre. Poder comemorar 20 anos de programa demonstra a força que o Bolsa Família tem no sentido de tirar as pessoas da miséria e dar oportunidades”, pontua.

ALUNO DESTAQUE – A diarista e mãe solo Tânia Serra comemora os bons resultados do filho Arthur, de 11 anos, na escola e reconhece o papel do programa em abrir portas para novas oportunidades de vida.

Arthur, que sonha em ser pediatra, estuda em uma escola adepta do programa Escola em Tempo Integral. “Quando eu soube que o programa prioriza beneficiários do Bolsa Família, eu fui uma das primeiras a inscrevê-lo, porque eu prezo muito pela educação”, relembra Tânia ao contar que, durante uma reunião com os professores, teve o filho elogiado na escola.

“Hoje ele é o aluno destaque da sala e é muito bom pra uma mãe ouvir que seu filho é um ótimo aluno. O Bolsa Família mudou minha vida, mudou a vida do meu filho. Não só o dinheiro, mas as oportunidades”, finaliza.

ME CONTA, BRASIL – O programa semanal é uma ferramenta para dialogar com a população e divulgar informações sobre os programas do Executivo que fazem a diferença na vida das pessoas. A ideia é que o videocast seja um espaço de bate-papo para explicar — de forma simples e didática — como as pessoas podem garantir os seus direitos e se beneficiar com as ações federais. A cada apresentação, dois ou mais porta-vozes de diferentes ministérios devem participar do diálogo.

“É nosso novo canal de comunicação. Queremos detalhar a relevância de cada ação e mostrar como esses programas de saúde, educação, segurança e moradia transformam a vida”, afirmou o ministro da Secom, Paulo Pimenta.

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes