quarta-feira, 18 dezembro, 2024

Governo Federal cria o programa Inglês para Jovens Líderes Indígenas

Meta é capacitar pessoas indígenas para participação em fóruns internacionais relacionados à governança ambiental, climática e direitos humanos, como a COP30

Governo Federal instituiu nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o Programa Inglês para Jovens Líderes Indígenas, com o objetivo de promover a capacitação linguística básica em inglês de jovens lideranças indígenas. A portaria que cria a iniciativa foi assinada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e publicada no Diário Oficial da União.

O programa vai desenvolver competências de comunicação em inglês, para participação em fóruns internacionais relacionados à governança ambiental, climática e direitos humanos — como a COP30, das Nações Unidas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA) —, além de outros temas de interesse dos povos indígenas no âmbito das relações internacionais.

PÚBLICO-ALVO — Os beneficiários da iniciativa serão estudantes selecionados para participar do Programa Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global, os servidores indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, com idades entre 18 e 40 anos, e lideranças indígenas da mesma faixa etária, a serem selecionadas por edital. O intuito é capacitar pessoas sem conhecimento prévio de inglês, com exceção de habilidades básicas adquiridas no ensino fundamental ou médio.

METODOLOGIA — O foco do curso de língua inglesa será no desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, escrita, escuta e fala em nível básico, tendo como meta o acompanhamento de negociações internacionais, por meio de aulas ao vivo à distância, com metodologia interativa e levando em consideração a interculturalidade da relação de aprendizagem estabelecida.

PARCERIA — O programa será implementado por meio de parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, como uma das ações componentes do U.S.-Brazil Joint Action Plan To Eliminate Racial and Ethnic Discrimination and Promote Equality (Japer), ou Plano de Ação Comum Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade. A Embaixada arcará com as despesas do programa, por meio da contratação de uma instituição prestadora do serviço.

Materia envida pela assessoria de comunicação do Ministerio dos Povos Indiginas

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes

Cléber Oliveira on O PODER DA FENIX.
Chris cabral on E agora, São Paulo?
Anselmo Mesquita on E agora, São Paulo?
Mauro Sérgio Pereira Lacerda on O PODER DA FENIX.
Charles Pereira on O PODER DA FENIX.