RBR ainda garantiu dobradinha na sessão com Pérez em segundo lugar; Norris, da McLaren, garantiu a terceira colocação no grid de largada da corrida deste domingo.
Max Verstappen não deu chances para os adversários na classificação para o GP do Japão, na madrugada deste sábado. O tricampeão da Fórmula 1 manteve seu domínio na temporada e garantiu um tempo de 1m28s197 para largar na pole position na corrida, que será neste domingo. A dobradinha da RBR na primeira fila foi garantida, ainda, com Sergio Pérez na segunda colocação. Lando Norris tentou entrar no caminho da equipe austríaca mas ficou em terceiro.
Desde o início das atividades em pista de Suzuka, Max Verstappen se impôs, liderando praticamente todas as sessões. A exceção ficou por conta do 2º treino livre, quando o holandês optou por não ir para a pista por causa da chuva em Suzuka e, por isso, não ficou com o melhor tempo da atividade – liderada por Oscar Piastri, da McLaren.
A Mercedes não seguiu com o resultado positivo dos treinos livres durante o final de semana. No Q1 e no Q2, Lewis Hamilton e George Russell fizeram bons tempos ficando no top-10. Ainda assim, os dois carros não conseguiram superar os adversários para buscar uma posição melhor para a largada deste domingo; o heptacampeão ficou em sétimo lugar e seu companheiro, em oitavo.
Resultado e grid de largada
- Max Verstappen (RBR) 1m28s197
- Sergio Pérez (RBR) +0s066
- Lando Norris (McLaren) +0s292
- Carlos Sainz (Ferrari) +0s485
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0s489
- Oscar Piastri (McLaren) +0s563
- Lewis Hamilton (Mercedes) +0s569
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s589
- George Russell (Mercedes) +0s811
- Yuki Tsunoda (RB) +1s216
- Daniel Ricciardo (RB) Q2
- Nico Hulkenberg (Haas) Q2
- Valtteri Bottas (Sauber) Q2
- Alex Albon (Williams) Q2
- Esteban Ocon (Alpine) Q2
- Lance Stroll (Aston Martin) Q1
- Pierre Gasly (Alpine) Q1
- Kevin Magnussen (Haas) Q1
- Logan Sargeant (Williams) Q1
- Guanyu Zhou (Sauber) Q1