sábado, 25 maio, 2024
HomeDestaqueLula e presidente da Bolívia discutem investimentos e projetos entre os dois...

Lula e presidente da Bolívia discutem investimentos e projetos entre os dois países em São Vicente e Granadinas

Reunião bilateral com Luis Arce integra agenda do presidente brasileiro na VIII Cúpula da CELAC, realizada em Kingstown

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta sexta-feira, 1º de março, com o presidente da Bolívia, Luis Arce, em Kingstown, em São Vicente e Granadinas. A reunião integra a agenda de compromissos do presidente brasileiro em torno de sua participação na VIII Cúpula da CELAC, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, iniciada hoje.

Durante o encontro bilateral, os dois conversaram sobre a ampliação do comércio e da pauta de produtos entre Brasil e Bolívia, como o interesse boliviano na importação de gêneros alimentícios brasileiros, e abordaram a questão da produção de fertilizantes.

Lula e Luis Arce falaram também sobre investimentos em gás e obras de infraestrutura para a integração entre os dois países, a exemplo da construção da ponte que vai ligar Guajará-Mirim (RO), no Brasil, a Guayaramerín, na Bolívia. A previsão é que a estrutura fique pronta em 2027.

Os dois presidentes trataram ainda do projeto da hidrovia Ichilo – Mamoré, que prevê uma rota mais vantajosa para a Bolívia exportar produtos para a Europa e cujo caminho passa pela Amazônia brasileira.

Os dois líderes conversaram sobre a possibilidade de investimento da Petrobras na prospecção de gás em territórios boliviano, além do interesse da Bolívia em parceria com Brasil para a possível exploração de lítio – os bolivianos possuem uma das maiores reservas certificadas de lítio do mundo, cerca de 23 milhões de toneladas.

A VIII Cúpula da CELAC reúne 33 chefes de Estado e de Governo e altos representantes dos países da América Latina e do Caribe, bem como de integrantes de organismos internacionais e parceiros extrarregionais da Comunidade.

SAN-CELAC 2030 – Durante a Cúpula, os países-membros debaterão um conjunto de iniciativas a serem implementadas ao longo de 2024, com destaque para a adoção do Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC 2030 (Plano SAN-CELAC 2030) e a exploração de sinergias entre o Plano SAN-CELAC 2030 e a proposta da Presidência brasileira do G20 de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Também serão debatidos a reativação das reuniões de Ministros de Energia da CELAC e a implementação do Fundo de Adaptação Climática e Reposta Integral a Desastres Naturais (FACRID) da Comunidade.

Matéria envida pela assessoria de Comunicação do Presidente da Republica em Viagem ao Caribe

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes