quinta-feira, 30 maio, 2024
HomeArte & CulturaMinC integra Caravana Federativa na Paraíba e tira dúvidas de gestores culturais...

MinC integra Caravana Federativa na Paraíba e tira dúvidas de gestores culturais e prefeituras

Foram realizados 180 atendimentos no primeiro dia. Evento continua hoje sexta (5)

Começou nesta quinta (4), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, a sétima edição da Caravana Federativa – iniciativa do Governo Federal que leva aos municípios representações de diferentes ministérios para apresentar suas principais ações e sanar eventuais dúvidas dos gestores locais.

 O Ministério da Cultura (MinC) esteve presente para levar informações sobre editais de fomento cultural e as ferramentas disponíveis para monitoramento e elaboração de políticas públicas para o setor.

Estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre representantes de municípios do estado e agentes de outras instituições do território.

 O estande que o MinC montou para tirar dúvidas do público realizou 180 atendimentos neste primeiro dia. Para a coordenadora do Escritório no estado, Rejane Nóbrega, o evento superou todas as expectativas, tanto em relação ao público, quanto ao conteúdo que foi discutido.

“Tivemos a presença de gestores e gestoras de Cultura, a presença do governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Cultura, também a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), prefeitos e prefeitas, que trouxeram as experiências municipais em relação a seus sistemas, e a nossa presença, do Ministério, prestando as informações. A gente sai com uma sensação de missão cumprida. Tivemos uma visitação muito significativa, das pessoas vibrando com a presença do Ministério da Cultura”, avaliou.

Sistema Nacional de Cultura

Entre as principais dúvidas, surgiram questões sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG), a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a Cultura Viva e a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que teve o marco regulatório sancionado pelo presidente Lula nesta quinta.

Para debater o tema, o MinC realizou o Diálogos sobre o Sistema Nacional de Cultura durante o evento. Além de Rejane Nóbrega, a chefe de divisão da Diretoria de Assistência Técnica (Dast) do MinC, Maiara dos Santos Marinho, compôs a mesa. Para ela, a oportunidade de prestar um atendimento personalizado e de forma presencial é uma das vantagens de integrar a Caravana.

“A possibilidade de ter um encontro amplo com os municípios e o estado é um momento de facilitação do próprio diálogo. Teve bastante atendimento no estande, muitas pessoas pegando os livros do MinC que estávamos doando, e a sala lotada para acompanhar os debates da mesa.

Ouvi também muito gestor e gestora parabenizando o MinC por esse diálogo aberto e pelos investimentos que estão sendo realizados”, concluiu Maiara.

A programação da Caravana Federativa na Paraíba continua nesta sexta (5). O estande do MinC vai realizar atendimentos a gestores e prefeitos entre 9h e 18h, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Matéria envida pela assessoria de comunicação do Ministerio da Cultura

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes