quarta-feira, 11 setembro, 2024

Ministro Márcio Macêdo ressalta o ineditismo do G20 Social na Cúpula do Y20

Como coordenador do G20 Social, pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o ministro marcou presença na agenda das juventudes mundiais, destacando a importância da nova geração para a construção de um mundo mais justo e sustentável. Macêdo participou da mesa final do quarto dia de programação e concedeu coletiva à imprensa.

Destacando a relevância das agendas dos grupos de engajamento e do fomento ao protagonismo jovem no governo federal, com Lula como presidente pro tempore do G20, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Márcio Macêdo, participou do quarto dia de agendas da Cúpula do Youth 20, na Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro. A SGPR, que coordena o G20 Social, é composta pela Secretaria Nacional de Juventude, com Ronald Sorriso como secretário nacional, que também integra a organização do grupo de engajamento das juventudes. Na quinta-feira (15), o ministro e o chair do Y20, Marcus Barão, concederam coletiva à imprensa.

“Nós vamos, agora na terça-feira (20), fazer o encontro de preparação para a Cúpula Social, então teremos alguns anúncios neste dia e a nossa ideia é que a sociedade civil possa participar das definições das 20 economias do mundo que estão reunidas no G20, que possa haver um debate autogestionado dos grupos de engajamento, para que cheguem na Cúpula Social com os acúmulos e os consensos”, anunciou o ministro, ao tratar do evento que também será na capital fluminense, na Fundição Progresso.

“Penso que o G20 Social vai interferir na vida de milhares de pessoas, que vai atingir a sociedade no mundo inteiro, que geralmente está fora desse debate. O presidente Lula está inaugurando um novo momento com a criação do G20 Social, para que o povo organizado possa participar das definições das políticas e possa colocar suas impressões digitais nas políticas públicas”, acrescentou ele, sobre o ineditismo da iniciativa. 

Depois da coletiva, o ministro Márcio Macêdo participou de painel aos delegados internacionais, apontando a importância dos jovens na construção de políticas públicas. Junto à mesa estavam Marcus Barão, o secretário-geral assistente de Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU) e as representações de juventude da troika (Índia e África do Sul). A agenda do grupo de engajamento de juventudes se encerra hoje sexta-feira (16), com a conclusão da declaração aos líderes de Estado e governo do G20.

Matéria envida pela equipe do G20 Favelas, em uma parceria de conteúdos da Comunicação do G20 Brasil

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes

Cléber Oliveira on O PODER DA FENIX.
Chris cabral on E agora, São Paulo?
Anselmo Mesquita on E agora, São Paulo?
Mauro Sérgio Pereira Lacerda on O PODER DA FENIX.
Charles Pereira on O PODER DA FENIX.