Ao todo, serão entregues 36 veículos, que podem ser transformados em biblioteca ou cinema, levando ações culturais para áreas ocupadas por famílias de baixa renda.
O Ministério da Cultura (MinC) concluiu a etapa de assinatura dos convênios com 32 municípios e estados que participaram da Seleção MovCEU-2023. Serão entregues 36 equipamentos culturais àqueles que cadastraram propostas de aquisição. Acesse aqui a lista.
Os veículos adaptados irão levar ações culturais para áreas ocupadas por famílias de baixa renda em cidades com até 20 mil habitantes. A iniciativa integra o Programa Territórios da Cultura.
A subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do Ministério da Cultura, Cecília Gomes de Sá, salienta o papel da ação. “O MovCEU é um projeto de democratização do acesso a bens culturais em áreas isoladas e pequenos municípios, uma iniciativa inédita do MinC que vai alcançar populações indígenas, quilombos, áreas rurais. Em alguns casos, são localidades que sequer recebem correspondências e encomendas, nunca tiveram acesso a livros de literatura e, agora, irão receber mais do que isso: biblioteca, cinema, acesso à internet, estúdio de gravação, entre outros benefícios. Estamos muito felizes com o resultado. Entregaremos 36 unidades, seis a mais do que o previsto”.
O MovCEU é uma van/furgão que pode ser transformado em equipamentos culturais como biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outros usos culturais. Sendo projetado para atender localidades com famílias de baixa renda em municípios, rurais ou urbanos, com restrições para construção de equipamentos culturais públicos.
Cada veículo deverá circular entre seis a dez localidades, assegurando que cada uma delas seja atendida por, pelo menos, uma vez por mês, promovendo uma rotina de acesso a bens e serviços culturais.
A iniciativa visa possibilitar o acesso à infraestrutura para formação, fruição e produção cultural, unindo comunidades por meio de intercâmbios culturais.
“O MovCEU será um divisor de águas no sentido de acessibilidade para os produtores e consumidores de cultura do nosso município, especialmente àqueles que residem nos bairros e localidades do interior, aos vulneráveis e às comunidades carentes”, comemora a diretora-geral da Fundação Municipal de Esportes e Cultura (FMEC) Rosemeri Vieira Coelho, de Correia Pinto, Santa Catarina – última cidade a assinar o convênio.
Os equipamentos serão adquiridos por meio de financiamento da União, com recursos do Fundo Nacional da Cultura ou do Ministério. A previsão de entrega dos veículos do MovCEU é agosto de 2024.
MOVCEU – O projeto destina um veículo adaptado que reúne biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, entre outros, com o intuito de levar o acesso à cultura às populações vulnerabilizadas. A van circula por várias localidades e garante que cada comunidade seja atendida ao menos uma vez por mês. Todos os municípios e estados, autarquias e fundações públicas podem adquirir um MovCEU.
ESTRUTURA – A van conta com estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural. O MovCEU é equipado com kit de livros, computadores, três microfones/headphone; câmera fotográfica/filmadora; dois gravadores de som; software de edição de áudio e vídeo; tela de led; cadeiras e mesas dobráveis e caixas de som.
TERRITÓRIO – O Territórios da Cultura pretende reduzir a desigualdade de acesso à infraestrutura cultural por meio da implementação de espaços e equipamentos em territórios periféricos. Criado por meio da Portaria MinC nº 68/2023, o programa tem outras modalidades, como CEU da Cultura, Biblioteca-Parque, além de reformas, adaptações e modernização de equipamentos culturais. Seu objetivo é formar uma rede de espaços e equipamentos que integrem um conjunto de iniciativas do Governo Federal para a ampliação e descentralização da oferta de espaços culturais.
ENCONTRO – Brasília recebe, nos dias 27 e 28 de agosto, o 1º Encontro de Gestores dos MovCEU. O evento tem o objetivo de capacitar os responsáveis municipais para a adequada utilização e oferta de atividades artísticas e culturais. É prevista a participação de 81 gestores de MovCEUs de 50 municípios em 20 estados. A ação também promove a troca de experiência de gestão com os CEUs das Artes, equipamentos multifuncionais que promovem a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade. Os CEUS das Artes começaram a ser construídos em 2012, pelo PAC, e integram, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, entre outros serviços. Atualmente, existem 291 espaços culturais em funcionamento pelo país e as últimas obras estão sendo entregues pelo Novo PAC.
Matéria envida pela Assessoria de Comunicação do Ministerio da Cultura