quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mulher de coragem: conheça Rosângela Santos, pré-candidata à prefeitura de Embu das Artes

Dos movimentos de moradia e de mulheres, foi a vereadora mais votada em 2016

Nascida na Bahia, Rosângela Santos foi criada em Embu das Artes desde os 5 anos de idade. Hoje, aos 39 anos, ainda reside na cidade que se tornou palco do início de sua trajetória política e onde luta até hoje. Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2003, Rosângela foi a vereadora mais votada em 2016. Já em 2020 foi a mulher mais votada para prefeita pelo PT-SP nas eleições.

Por volta dos 18 anos e mãe de uma criança pequena, a pré-candidata entrou para o movimento de reivindicação por moradia, a princípio participava de reuniões para conquistar sua casa e aos poucos passou a se envolver mais nos processos do movimento. Foi dessa luta que veio o primeiro projeto de moradia para pessoas de baixa renda em Embu das Artes. Por meio do Minha Casa, Minha Vida, 140 famílias receberam suas casas e a dela estava entre elas.

Após a entrega das casas no bairro Casa Branca, onde reside até hoje, Rosângela viu outras necessidades da cidade que precisavam ser atendidas, muito além de seu próprio bairro. Com isso fundou a Associação Comitiva Esperança, oferecendo cursinho pré-vestibular para os jovens, acolhimento para idosos, trabalho com as crianças, entre outros projetos pensados para a comunidade. Dessa movimentação veio também a vontade de se candidatar a vereadora.

Em 2016 foi eleita como a vereadora mais votada do estado em Embu das Artes, recebendo 3.356 votos. Durante seu mandato, um dos destaques foi derrubar a taxa de lixo e o aumento do IPTU, por meio das reivindicações ao lado dos movimentos e da população da cidade, além de fiscalizar os serviços públicos como hospitais e UBS. Outro exemplo foi quando os moradores do Jardim Castilho foram vítimas de um incêndio, mas tiveram o aluguel social negado pela prefeitura da época, a então vereadora se mobilizou junto da população em frente à prefeitura para reivindicar este direito. 

Cumpriu mandato até 2020, ano em que tentou sua primeira eleição para a prefeitura da cidade, sendo a mulher mais votada para o cargo pelo PT no estado de São Paulo, com mais de 27 mil votos. Mesmo não sendo eleita, Rosângela já era considerada uma liderança emergente e em construção na cidade. Em 2022, após uma conversa com o presidente Lula, se candidatou a deputada federal e foi a terceira mulher mais votada do estado pelo PT-SP, recebendo 24.777 votos. 

Apesar de não tomar posse, Rosângela exerce o cargo de suplente de deputada federal e já apresentou em Brasília um pedido para a construção de um Hospital Geral em Embu das Artes.

 Além disso, segue lutando ao lado dos movimentos sociais, protestando pelos direitos da população e fazendo uma forte oposição ao prefeito da cidade, Ney Santos (Republicanos).

Além do Minha Casa, Minha Vida, também foi beneficiada pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com o qual conseguiu se formar na universidade. Em outubro do ano passado o Diretório do PT de Embu confirmou seu nome como a pré-candidata do partido, para concorrer à prefeitura nas eleições de 2024. Rosângela Santos carrega em sua trajetória política a defesa da saúde, da educação e dos direitos das mulheres, defendendo a cidade que a acolheu desde pequena.

Materia de Isaias Dutra e Auxilio do Zé Alves

Isaias Dutra
Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos