Dos movimentos de moradia e de mulheres, foi a vereadora mais votada em 2016
Nascida na Bahia, Rosângela Santos foi criada em Embu das Artes desde os 5 anos de idade. Hoje, aos 39 anos, ainda reside na cidade que se tornou palco do início de sua trajetória política e onde luta até hoje. Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2003, Rosângela foi a vereadora mais votada em 2016. Já em 2020 foi a mulher mais votada para prefeita pelo PT-SP nas eleições.
Por volta dos 18 anos e mãe de uma criança pequena, a pré-candidata entrou para o movimento de reivindicação por moradia, a princípio participava de reuniões para conquistar sua casa e aos poucos passou a se envolver mais nos processos do movimento. Foi dessa luta que veio o primeiro projeto de moradia para pessoas de baixa renda em Embu das Artes. Por meio do Minha Casa, Minha Vida, 140 famílias receberam suas casas e a dela estava entre elas.
Após a entrega das casas no bairro Casa Branca, onde reside até hoje, Rosângela viu outras necessidades da cidade que precisavam ser atendidas, muito além de seu próprio bairro. Com isso fundou a Associação Comitiva Esperança, oferecendo cursinho pré-vestibular para os jovens, acolhimento para idosos, trabalho com as crianças, entre outros projetos pensados para a comunidade. Dessa movimentação veio também a vontade de se candidatar a vereadora.
Em 2016 foi eleita como a vereadora mais votada do estado em Embu das Artes, recebendo 3.356 votos. Durante seu mandato, um dos destaques foi derrubar a taxa de lixo e o aumento do IPTU, por meio das reivindicações ao lado dos movimentos e da população da cidade, além de fiscalizar os serviços públicos como hospitais e UBS. Outro exemplo foi quando os moradores do Jardim Castilho foram vítimas de um incêndio, mas tiveram o aluguel social negado pela prefeitura da época, a então vereadora se mobilizou junto da população em frente à prefeitura para reivindicar este direito.
Cumpriu mandato até 2020, ano em que tentou sua primeira eleição para a prefeitura da cidade, sendo a mulher mais votada para o cargo pelo PT no estado de São Paulo, com mais de 27 mil votos. Mesmo não sendo eleita, Rosângela já era considerada uma liderança emergente e em construção na cidade. Em 2022, após uma conversa com o presidente Lula, se candidatou a deputada federal e foi a terceira mulher mais votada do estado pelo PT-SP, recebendo 24.777 votos.
Apesar de não tomar posse, Rosângela exerce o cargo de suplente de deputada federal e já apresentou em Brasília um pedido para a construção de um Hospital Geral em Embu das Artes.
Além disso, segue lutando ao lado dos movimentos sociais, protestando pelos direitos da população e fazendo uma forte oposição ao prefeito da cidade, Ney Santos (Republicanos).
Além do Minha Casa, Minha Vida, também foi beneficiada pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com o qual conseguiu se formar na universidade. Em outubro do ano passado o Diretório do PT de Embu confirmou seu nome como a pré-candidata do partido, para concorrer à prefeitura nas eleições de 2024. Rosângela Santos carrega em sua trajetória política a defesa da saúde, da educação e dos direitos das mulheres, defendendo a cidade que a acolheu desde pequena.
Materia de Isaias Dutra e Auxilio do Zé Alves