Na Era do Empreendedorismo, esse foi o nome do seminário que reuniu empresários e convidados, na noite dessa terça-feira (27) no espaço Villa Guarapó em Cerquilho (SP), com o propósito de debaterem sobre os temas: inovação e tecnologia, posicionamento profissional e como impulsionar os negócios. Os palestrantes foram: Vitoria Lima, Carol Bassi e o químico Érico Bitto, CEO da Indústria Big Beauty, sendo muito aguardado pelos participantes, que desejavam ouvir o relato de vida profissional do jovem empresário.
Sendo assim, Bitto abre o seminário questionando os participantes sobre qual seria a principal caracteristica de um empreendedor? “Transformar a dificuldade em oportunidade e é sobre isso que iremos falar essa noite: transformar os nãos em sim, administrar seus sonhos e colocá-los em ação. Afinal, vivemos na era do empreendedorismo, ou não?”; questiona o palestrante, que responde através da história do surgimento do “Empretec” no mundo.
Criado pela ONU, a metodologia Empretec encontra-se em mais de 40 paises, incluindo o Brasil, atraves da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-Sebrae. Sendo assim, o início da difusão do empreendedorismo no Brasil, nasce pela necessidade governamental de fomentar a demanda de trabalho, após o aumento dos índices de desemprego que ocorre logo após as grandes privatizações.
Desse modo, Érico transcorre sobre a importância de ser um microempreendedor hoje e como se manter no mercado e, devido a isso, estar atento às questões voltadas às novas tecnologias, às agendas de sustentabilidade: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS e ESG (Ambiental, Social e Governaça) como fatores indispensáveis de conhecimento no ambiente dos negócios; a inovação para adequar ou treinar o olhar para novos modelos de soluções para um mercado que acompanha o ritmo das mudanças e que se encontra cada vez mais exigente e inclusivo.
Dando continuidade a sua exposição, o jovem empresário fala sobre as características principais que deve possuir um empreendedor e relata como transformou um único kit de produtos de beleza em uma industria. “As dificuldades foram grandes, mas o sonho e a certeza de onde queria chegar eram maiores e, portanto, com elas e a ação venci o primeiro, de tantos outros, desafios que viriam”, acrescenta emocionado Bitto.
Do sonho de ajudar seu pai em seu negócio, uma limpadora de sofás, tapetes, cortinas e carpetes, a idealizar e levar hoje um projeto social “Indústria p/ Favela” ele fala sobre iniciativa e busca de oportunidades, ações vividas em sua jornada, na qual considera essenciais para quem deseja empreender. “Afinal, diz ele, o que mais tive foi persistência; preocupação com a qualidade e eficiência, na busca por informações e nesse contexto, estudar, treinar e qualificar. Através disso, traçar metas, ter confiança nos caminhos a serem trilhados, ser e buscar bons parceiros para juntos atravessarmos pontes, que necessitam de planejamento antes de cruzá-las, confiança, portanto, nos companheiros, respeito e ética profissional”.
Érico finaliza sua palestra com uma breve explanação técnica sobre a criação dos produtos e a importância desse conhecimento para os profissionais da área cosmética, já que o evento reuniu, em sua maioria, empreendedores desse ramo. Bitto chama a atenção do público para outro ponto importante para o andamento correto dos negócios, que é “ter sempre um bom contador e advogado, que estarão na parte preventiva, a fim de alertarem e eliminarem problemas antes que aconteçam, pois a sua reputação depende dessa sintonia”.
Após a exposição de Érico Bitto a influenciadora digital Carol Bassi, proprietária da loja Floriza Store, fala sobre a importância e os cuidados de estar e navegar nas redes sociais, o marketing envolvendo essas ações e a necessidade do empreendedor perder a timidez e o medo de se expor junto a seu público-alvo e todo o mundo.
Vitória Lima, a organizadora e anfitreã do evento, fecha a noite de palestras falando sobre “Parcerias de Sucesso”, sendo esse o ponto alto do evento, ou seja, o anúncio do lançamento da linha Coco e Camomila, em parceria com a marca Ecobelle, que leva a sua assinatura: “by Vitória Lima”.
Na era do empreendedorismo foi uma noite onde não faltaram bons ecos de sucesso, realizações, alegria, trocas, informações, brindes e sorteios de produtos oferecidos pela Ecobelle Cosméticos, marca pertencente a Industria Big Beauty*, e empresários da cidade, além da companhia, mais do que especial, dos cidadões dessa linda cidade de Cerquilho, no interior de São Paulo.
*A Industria Big Beauty está localizada na cidade de Carapicuiba em São Paulo
Ecos do Meio
Rose Campos – jornalista