domingo, 21 julho, 2024

Presidente recebe credenciais de oito novos embaixadores no Brasil

Benim, Botsuana, Eslováquia, Geórgia, Irã, Ruanda, Sérvia e Timor-Leste formalizam atuação de novos representantes diplomáticos no país.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta quarta-feira, 22 de maio, no Palácio do Planalto, as cartas credenciais de oito novos embaixadores no Brasil. “Nosso país voltou a priorizar a relação com o mundo”, destacou Lula em rede social, após o encontro com representantes diplomáticos de países da Europa, Ásia e África.

SÉRVIA — O primeiro embaixador a apresentar credenciais foi o da Sérvia, Aleksandar Ristić, acompanhado do ex-jogador de futebol Dejan Petkovic, que já atuou em clubes brasileiros. “Recebi o Embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić, para apresentação de suas cartas credenciais. E de surpresa ele trouxe o sérvio mais brasileiro e famoso do nosso país”, escreveu o presidente em seu perfil na rede social X.

Ristić expressou condolências pela tragédia climática do Rio Grande do Sul e relatou que a Sérvia também já sofreu com uma inundação que afetou um terço de seu território. Ele explicou que a abordagem do país naquela situação foi similar à do governo brasileiro, de direcionar agentes com dedicação exclusiva ao combate ao desastre climático. O diplomata e o presidente também falaram sobre aumentar a cooperação bilateral.

ESLOVÁQUIA — A embaixadora da Eslováquia, Katarína Tomková, agradeceu as condolências do presidente Lula pela tentativa de assassinato sofrida pelo primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, na semana passada. Também parabenizou o Brasil por estar na Presidência do G20 — grupo que reúne as maiores economias do mundo — e pela luta por inclusão social, pelo meio ambiente e pela reforma do sistema multilateral, assim como pela escolha de Belém (PA) para sediar a COP30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) em 2025.

TIMOR-LESTE — A embaixadora de Timor-Leste, Maria Ângela Carrascalão, falou sobre suas visitas anteriores ao Brasil e expressou a vontade de conhecer melhor o país. Lula enfatizou a importância que o Brasil confere aos países de língua portuguesa. “Consideramos o Timor Leste como se fosse o próprio Brasil, um país irmão”, declarou.

BOTSUANA — Em encontro com a embaixadora de Botsuana, Benetia Chingapane, que expressou condolências pelo ocorrido no Rio Grande do Sul, Lula frisou o carinho especial do seu governo pela África. Agropecuária, indústria de tecnologia da informação e energia limpa são temas sugeridos pela embaixadora como de interesse de seu país na cooperação técnica entre Botsuana e o Brasil. A exportação de carne brasileira para o país foi outro tema abordado.

GEÓRGIA — Já o embaixador da Geórgia, Zurab Mchedlishvili, comentou que, nos primeiros anos da década de 2010, serviu como diplomata no Brasil, tendo ajudado na própria abertura da embaixada de seu país em Brasilia, retornando ao posto hoje na condição de embaixador. Lula e Mchedlishvili ressaltaram as ótimas relações entre os dois países nas áreas política, econômica e cultural.

RUANDA — O presidente Lula felicitou o embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi, pela abertura da embaixada do país no Brasil e ressaltou que já está prevista a abertura da embaixada do Brasil em Ruanda. Lula reforçou o compromisso de apoiar o desenvolvimento da África, com destaque para a cooperação em agricultura e energia limpa, e frisou a importância de chamar os países ricos a assumirem responsabilidade pelo desenvolvimento do continente, em particular no que se refere a solucionar o problema das dívidas impagáveis das nações africanas.

BENIM — Com o embaixador do Benim, Boniface Vignon, Lula falou sobre a visita oficial do presidente do país africano, Patrice Talon, ao Brasil que tem início nesta quinta (23/5) e sobre possibilidades de cooperação técnica. Na visita oficial, haverá reunião de trabalho e cerimônia de assinatura de atos. Serão discutidas formas de intensificar a parceria em áreas como agricultura, energia, cultura, turismo, comércio e investimentos.

IRà— Ao receber o novo embaixador do Irã, Abdollah Nekounam Ghadirli, o presidente Lula expressou novamente condolências pela perda do presidente Raisi, do chanceler e das outras autoridades vitimadas pelo acidente de helicóptero no último fim de semana. O diplomata comentou que o presidente brasileiro é muito querido pelo povo iraniano. Ele citou que, antes de chegar ao Brasil, esteve com o presidente Raisi, que havia enviado cumprimentos a Lula. Ghadirli pontuou ainda que espera um futuro de prosperidade para as relações bilaterais.

Matéria envida pela assessoria de Comunicação do Itamaraty

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes