sábado, 25 maio, 2024
HomeOpiniãoPresidente recebe ministra Anielle Franco para debater Plano Juventude Negra Viva

Presidente recebe ministra Anielle Franco para debater Plano Juventude Negra Viva

Com previsão de lançamento na semana que vem, documento prevê ações coordenadas entre 18 ministérios e teve contribuição de mais de seis mil jovens.

Ação que envolve 18 ministérios e investimentos históricos, o Plano Juventude Negra Viva foi o principal tema de uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, nesta terça-feira, 12 de março. A previsão é de que o plano seja lançado oficialmente na próxima semana.

Estou honrada de apresentar em primeira mão para o presidente essa entrega que muito nos orgulha e que vai transformar a vida da juventude negra brasileira, com mais saúde, educação, acesso à renda, cultura e segurança”
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial

“Estou honrada de apresentar em primeira mão para o presidente essa entrega que muito nos orgulha e que vai transformar a vida da juventude negra brasileira, com mais saúde, educação, acesso à renda, cultura e segurança”, disse a ministra, após o encontro no Palácio do Planalto.

O plano foi construído de forma participativa. Mais de seis mil jovens de todo o Brasil deram contribuições por meio da Caravana Juventude Negra Viva, que passou por todas as capitais do Brasil em 2023.

As ações estão divididas em eixos que abarcam:

» Segurança pública e acesso à justiça

» Geração de trabalho, emprego e renda

» Educação

» Democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia

» Promoção da saúde e garantia do direito à cidade e à valorização dos territórios

» Esporte

» Assistência Social

» Segurança Alimentar e Nutricional

» Fortalecimento da Democracia

A elaboração do documento foi feita por um Grupo de Trabalho criado em março de 2023, sob coordenação do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria-Geral da Presidência. Também participaram a Casa Civil e as pastas de Direitos Humanos e Cidadania, Cultura, Educação, Justiça e Segurança Pública, Trabalho e Emprego, Saúde, Esporte, Povos Indígenas, Cidades, Mulheres e Desenvolvimento Agrário.

Celebrados em março, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé também foram tema da reunião entre a ministra e o presidente.

Matéria envida pela assessoria de Comunicação do Ministério de igualdade Racial

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes