quinta-feira, 30 maio, 2024
HomeÁfrica em FocoQuatro empresas interessadas na gestão do Aeroporto António Agostinho Neto

Quatro empresas interessadas na gestão do Aeroporto António Agostinho Neto

As quatro empresas internacionais com propostas já remetidas ao Governo de Angola para a concessão do Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto” (AIAAN) realizaram, recentemente, visitas de prospecção a infra-estrutura.

De acordo com o Ministério dos Transportes, nas suas redes sociais, o AIAAN recebeu visitas técnicas das empresas internacionais que adquiriram o caderno de encargos para a concessão.
“Até ao momento, quatro empresas internacionais de reconhecida capacidade técnica e financeira e especialistas na gestão de infra-estruturas aeroportuárias adquiriram o caderno de encargos do concurso público para a concessão da gestão do AIAAN – Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Estas empresas, de origem europeia e americana, realizaram, também, visitas técnicas ao novo aeroporto para conhecerem in loco as capacidades e as potencialidades de todas as infra-estruturas disponíveis e prontas a funcionar”, escrevem.
O Ministério dos Transportes fez saber que, nos últimos dias foi, entretanto, conhecido o interesse de mais um operador internacional, um consórcio formado por empresas chinesas.
Lançado no passado dia 17 de Novembro de 2023, o Concurso Público para a Concessão do Direito de Exploração, Gestão e Manutenção do AIAAN prevê a concessão num prazo de 25 anos, com possibilidade de extensão por mais 15.
O Aeroporto foi inaugurado no dia 10 de Novembro do ano passado pelo Presidente João Lourenço. Tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano e para processar, em igual período,130 mil toneladas de mercadorias.

 Está também concebido para assumir-se como um dos maiores e mais relevantes “hubs”aeroportuários e logísticos do continente africano. 
O objectivo é não só dinamizar as trocas comerciais interafricanas e promover a mobilidade entre os países de África, mas também para consolidar a ligação de Angola e de África ao resto do mundo.
Neste momento, são já realizados de e para o AIAAN voos de carga.

Está previsto o pleno funcionamento para o final de 2024, com os voos domésticos e os internacionais a partirem e a chegarem de e ao novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Matéria enviada da assessoria de comunicação do Aeroporto Antônio Agostinho Neto

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes