Imunização e Parceria: Secretária de Saúde de Embu, Erivanda Fernandes, Participa de Lançamento da Vacina Pneumo 20 com Ministro Padilha na Zona Sul de SP

A consolidação das políticas de imunização preventiva ganhou um reforço expressivo na Região Metropolitana de São Paulo. No último sábado, 20 de junho de 2026, a Secretária Municipal de Saúde de Embu das Artes, Erivanda Fernandes, participou de um encontro oficial com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O evento, de grande relevância para a agenda pública de saúde do estado, ocorreu na região do M’Boi Mirim, localizada na Zona Sul da capital paulista. A agenda conjunta marcou o lançamento oficial da campanha de vacinação com a Pneumo 20 (vacina pneumocócica conjugada 20-valente), uma das atualizações mais aguardadas no calendário de proteção do Sistema Único de Saúde (SUS).

A presença de autoridades de diferentes esferas governamentais na Zona Sul paulistana reforça a estratégia de integração regional do SUS, cujo objetivo é criar um cinturão epidemiológico de proteção que interliga a capital e os municípios vizinhos da Grande São Paulo.

O Impacto da Vacina Pneumo 20 na Agenda Pública de Saúde

O lançamento da campanha com a Pneumo 20 representa um salto qualitativo fundamental para a saúde pública em 2026. Esta vacina amplia consideravelmente o espectro de proteção contra as doenças pneumocócicas invasivas, como a pneumonia bacteriana, a meningite e a sinusite aguda, cobrindo 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae.

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde defendidas pelo ministro Alexandre Padilha durante o evento, a introdução e a distribuição desta vacina na rede pública priorizam a redução das taxas de internação hospitalar e a mortalidade infantil e peridomiciliar, além de proteger grupos considerados de maior risco, como idosos e imunossuprimidos. O M’Boi Mirim foi escolhido como o ponto de partida desta mobilização por sua alta densidade demográfica e pela necessidade histórica de fortalecimento das ações de atenção básica e vigilância em saúde.

Integração Regional: Embu das Artes no Cenário da Vigilância Epidemiológica

A participação ativa de Erivanda Fernandes no encontro sinaliza a postura proativa da gestão de saúde de Embu das Artes em alinhar o município de forma imediata às novas diretrizes federais de imunização. Por compartilhar divisas territoriais e um intenso fluxo diário de cidadãos com a Zona Sul da capital, o alinhamento das campanhas de vacinação é considerado vital para o controle de doenças respiratórias transmissíveis na região sudoeste da Grande São Paulo.

Durante o evento, a secretária municipal debateu com a equipe técnica do ministério os fluxos de abastecimento de doses para o município e reiterou a capacidade técnica das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Embu em absorver a nova demanda, promovendo dias de mobilização intensiva (Dias D) para garantir que a cobertura vacinal atinja as metas estipuladas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Fortalecimento do SUS e Financiamento da Atenção Básica

O ato público no M’Boi Mirim também serviu como espaço de prestação de contas e anúncios de investimentos por parte do Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha destacou que o fortalecimento do SUS passa obrigatoriamente pela modernização dos imunizantes disponíveis na rede pública e pelo apoio irrestrito aos secretários municipais, que gerenciam a ponta final do atendimento à população.

“Lançar uma vacina tão relevante para a agenda pública como a Pneumo 20 aqui na Zona Sul, contando com a presença e o apoio de gestores dedicados como a secretária Erivanda Fernandes, de Embu, demonstra a cara do nosso SUS atual. Não fazemos saúde pública isolando a capital dos municípios da Região Metropolitana. O vírus não conhece fronteiras geográficas entre cidades. Proteger o cidadão do M’Boi Mirim ou de Embu das Artes com o que há de mais moderno em tecnologia de imunização é o nosso dever diário e a nossa maior meta para salvar vidas”, declarou o Ministro Alexandre Padilha na solenidade.

Ao término das atividades do sábado, os gestores alinharam o cronograma de repasse dos lotes da Pneumo 20, pavimentando o caminho para que os postos de saúde de Embu das Artes iniciem a aplicação do imunizante nas próximas semanas, garantindo proteção célere, humanizada e integral para toda a comunidade.

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Edvaldo Ramos #02
CIAS – Cotia 02
WebHostel – 300x420px
Protecao a Mulher
Disque-Denuncia
Tenha seu portal
Afiliado Cipam
Disque 190
Atende Online Taboão
Fabe Estudos
CIAS – COtia 03
WEBRADIO GAZZETA PAULISTA #02
BO Online

Mais Lidos