quinta-feira, 30 maio, 2024
HomePolíticaSecom lidera missão brasileira de educação midiática na Dinamarca e na Finlândia

Secom lidera missão brasileira de educação midiática na Dinamarca e na Finlândia

Na última semana, uma delegação do Governo Federal realizou missão inédita sobre a temática de educação midiática nos países nórdicos. A delegação visitou Finlândia e Dinamarca, destaques mundiais em políticas públicas de educação midiática e altos índices de resiliência informacional entre a população.

A missão faz parte do projeto “Educação Midiática: integridade da informação e democracia”, financiado pela União Europeia, e contou com a participação de representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), do Ministério da Educação e da Empresa Brasil de Comunicação-EBC.

O objetivo da viagem foi conhecer a fundo as políticas públicas e os projetos nacionais de educação midiática desenvolvidos pelos dois países e compartilhar as boas práticas brasileiras em ações de educação midiática para promoção da democracia no ambiente digital.

“Existe um desafio global no enfrentamento à desinformação no ambiente digital e, assim como regular as plataformas é um importante passo para tornar esse ambiente seguro e saudável, a educação midiática também faz parte dessa estratégia.

A experiência partilhada conosco pela Dinamarca e pela Finlândia reforçou nosso entendimento do quanto desenvolver a cidadania digital é uma agenda essencial para fortalecer nossa democracia” comentou Ricardo Zamora, secretário-executivo da Secom que compôs a delegação brasileira.

As visitas também oportunizaram diálogos sobre integridade da informação, tema das discussões do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, presidido pelo Brasil.

Durante a missão, a delegação brasileira reuniu com a equipe de Diplomacia Digital da Dinamarca, com os ministérios da Educação e Cultura da Dinamarca e da Finlândia, com o KAVI, autoridade finlandesa que coordena ações no tema há mais de 30 anos, e a Danish Broadcasting Company-DR, empresa de comunicação pública dinamarquesa que produz conteúdos de educação midiática para crianças e jovens.

COOPERAÇÃO BRASIL-UNIÃO EUROPEIA

  Em fevereiro, a Secom formalizou parceria com Finlândia e Dinamarca para apoio ao desenvolvimento da Estratégia Brasileira de Educação Midiática. A iniciativa será realizada por meio do TAIEX (Technical Assistance and Information Exchange), programa da União Europeia.

É a primeira vez que o governo brasileiro acessa tal mecanismo, ferramenta importante diante da centralidade do tema na promoção da democracia.

Finlândia e Dinamarca foram escolhidos por serem referência na área de educação midiática – a Finlândia é o exemplo mais elogiado internacionalmente em políticas neste segmento, para o qual tem atuação dedicada desde 1970.

O país também figura, por cinco anos consecutivos, no primeiro lugar do Media Literacy Index, enquanto a Dinamarca é um dos países mais avançados em uso de ferramentas digitais por governos, estando também em terceiro lugar nesse mesmo ranking.

Matéria enviada pela assessoria de Comunicação representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom)

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes