quinta-feira, 30 maio, 2024
HomeOpiniãoTaboão da Serra recebe menção honrosa em Congresso de Secretários de Saúde...

Taboão da Serra recebe menção honrosa em Congresso de Secretários de Saúde de SP

Programa Mãos Juntas, voltado ao acolhimento, reflexão e orientação para prevenção à violência nas escolas, garantiu honraria ao município.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Taboão da Serra teve seu trabalho reconhecido durante o 37º Congresso de Secretários Municipal de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP), que aconteceu de 17 a 19 de abril, em Santos, litoral de São Paulo. A equipe, coordenada pelo secretário José Alberto Tarifa, recebeu Menção Honrosa na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e 13º Prêmio David Capistrano.

O trabalho “Prevenção à violência para além dos diversos olhares: é preciso pés e mãos juntas!”, de autoria do secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, da coordenadora de Saúde Mental, Vanini Mandaj, e do coordenador do Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, Rafael Montoni, que relata o Programa Mãos Juntas, teve reconhecimento do mérito pelas equipes que atuam na ponta do sistema de Saúde.

O programa Mãos Juntas foi desenvolvimento para acolher, refletir e orientar de forma territorial e multiprofissional as angústias vividas dentro das escolas com relação à violência, além de propor coletivamente, novos fazeres com relação ao tema, inclusive com transversalidade. No total, foram realizados 19 encontros em 72 escolas municipais, alcançando 1.221 profissionais, entre professores, gestores, quadro de apoio escolar e equipes técnicas de Saúde e de Assistência Social.

“Através do Mãos Juntas pudemos não só levantar e acolher as demandas das escolas, como também ver o quanto o trabalho territorial é importante para garantir cuidados mais humanizados e integrais, contribuindo com a prática de uma construção coletiva e com diferentes visões”, explicou Vanini Mandaj.

Além do programa Mãos Juntas, a SMS inscreveu outros 16 trabalhos sobre as práticas de gestão do SUS e do cuidado em saúde no município. Dois dos projetos foram expostos em rodas de conversa no 37º COSEMS-SP, sendo um sobre a “Atuação da equipe multiprofissional de Saúde Mental na redução de danos no CAPS AD”, apresentado pela enfermeira Berta Lúcia Hira, e outro acerca da ”Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) – A bola da vez na prevenção a novas infecções pelo HIV”, por Ricardo Aparecido de Moraes, gestor da Clínica DST, Aids e Hepatites Virais.

O 37º COSEMS-SP teve como tema “Mudanças climáticas e impactos no SUS” e obteve recorde de inscrições, totalizando 1.687 trabalhos de 149 cidades.

O prefeito Aprígio parabenizou as equipes da Secretaria de Saúde. “Nosso Governo acredita que é possível fortalecer o SUS e a inscrição dos trabalhos, bem como a Menção Honrosa que Taboão da Serra recebeu, reforçam que estamos no caminho certo. Parabéns a todos os profissionais da Saúde por se dedicarem, empenharem e promover novas práticas para o bem-estar da nossa população”, declarou.

Materia envida pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde

Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes