domingo, 26 maio, 2024
HomeÁfrica em FocoTrocas com a França atingem três mil milhões de dólares

Trocas com a França atingem três mil milhões de dólares

As trocas com a França atingiram três mil milhões de dólares, em 2023, com a balança favorável a Angola, com o fornecimento de petróleo que representa 90 por cento do comércio bilateral, anunciou, quinta-feira, em Luanda, a embaixadora daquele país.

Sophie Aubert disse ao Gazzeta Paulista, à margem de um encontro com membros de uma missão empresarial que hoje regressa à França, no fim de uma deslocação de sete dias, que, contra os fornecimentos petrolíferos angolanos, aquele país exporta para Angola produtos intermédios e equipamentos que constituem apenas 20 por cento do comércio bilateral.

A diplomata declarou a decisão francesa de inverter o actual quadro das trocas, com o aumento dos investimentos gauleses nos sectores angolanos da Agricultura e Infra-estruturas, elevando o volume da participação francesa no comércio entre os dois países.

De acordo com Sophie Aubert, 150 empresas francesas que operam em Angola em regime de joint-venture, com 50 por cento de parceria de investimento, em vários programas do sector económico.

“A nossa intenção é reforçarmos  as trocas comerciais com Angola e aumentarmos a presença de empresários franceses, no quadro da cooperação comercial e económica existente entre os dois países”, referiu, destacando que a França conta com uma comunidade de 1.500 pessoas no país, que já investem em vários segmentos da economia.

Isenção de vistos

A embaixadora Sophie Aubert declarou que a política de isenção de vistos adoptada pelo Executivo, por intermédio do Decreto Presidencial nº 189/23, é uma oportunidade para impulsionar e dinamizar o Turismo em Angola.

Segundo a diplomata, a isenção de vistos é uma forma de facilitar a entrada de estrangeiros que queiram visitar Angola, para conhecerem a realidade económica e cultural do país. “Esta medida vai permitir que o Governo de Angola estude as melhores políticas para o desenvolvimento do sector do Turismo, com destaque para a restauração, hotéis, locais turísticos e costas marítimas”, disse.

De acordo com números disponíveis na nossa Redacção, de 2020 a 2022, o volume  bilateral de comércio foi de quatro mil milhões de euros, com as exportações francesas a constituírem-se em produtos agroalimentares, equipamentos mecânicos e produtos industriais.

Missão empresarial francesa regressa hoje a Paris

Dez empresários franceses afectos a nove empresas que actuam no sector da Pecuária deixam hoje Luanda, onde chegaram na terça-feira, com o objectivo de analisar as potencialidades e encontrar parceiros para a implementação de projectos de investimento e negócios em várias regiões do país.

Durante uma semana em Angola, a delegação empresarial francesa visitou várias fazendas e grandes extensões de campos agrícolas da Região, Sul do país, com destaque para o Cuanza-Sul, com o objectivo de conhecer o potencial do sector da Agricultura nessa região.

A maior parte dos membros da delegação empresarial, que regressa,  hoje, à França, visitou pela primeira vez Angola, depois de terem abordado questões relacionadas com a implantação em negócios do domínio da agropecuária e conhecerem a nova Lei de Investimento Privado, para depois avançarem para planos de investimento.

Durante a estadia em Angola, a delegação promoveu vários encontros com parceiros angolanos que actuam no sector da Agropecuária, com o objectivo de  estabelecer parcerias.

O empresário Willian Fred, representante da empresa Sasso, que se dedica à produção avícola, disse que a sua organização está pronta para investir em Angola, a  contribuir no crescimento e desenvolvimento do sector da Pecuária. “Produzimos frango e ovos. Essas galinhas são resistentes ao calor e adaptam-se facilmente ao clima de Angola. Operamos em vários países do mundo. Visitamos Angola para descobrir as suas potencialidades económicas”, afirmou.

Matéria enviada pela assessoria de Comunicação Ministerio de Relações Exteriores de Angola

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes