quinta-feira, 25 julho, 2024

1ª Festa de Pretos Velhos (Adorei as Almas) é celebrada neste 26 de maio no Cemur

Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, festividade terá shows, dança, feira afro e homenagem à Mãe Cida de Ogum, a partir das 13h a 1º festa de Preto Velho (Adorei as Almas) é celebrada neste Domingo, 26 de maio, a data é importante para a religião de matriz africana, é referente ao dia 13 de Maio data abolição à escravatura.

O Cemur recebe no próximo domingo, dia 26, a partir das 13h, a 1ª Festa de Pretos Velhos – Adorei as Almas, promovida pela Tenda de Umbanda Caboclo Rompe Mato e Mané Baiano, em parceria com os coletivos Feijoada do Ogum, TaboAfro, Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros e Instituto Cultural de Desenvolvimento Humanista, Becos e Vielas e Paulo fião com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (SEC), da Prefeitura de Taboão da Serra.

A Festa de Pretos Velhos contará com muita música, dança, feira afro e homenagem à Maria Aparecida Rodrigues, a Mãe Cida de Ogum, uma das iniciantes do Axé em Taboão da Serra. A história de vida de Mãe Cida de Ogum é símbolo de resistência e fé, além de ter contribuído para a formação espiritual de muitos sacerdotes e sacerdotisas de matriz africana do município e região.

Dentre as atrações musicais estão confirmadas as presenças dos grupos Pagode do Chocolate e Pagode do Rafa, além de Paulão Fião, Barro Vermelho e Ympto Afro. Também haverá Espaço Kids para que as crianças brinquem com segurança.

Na ocasião, será vendida uma feijoada beneficente no prato (feijoada, arroz branco, couve, farofa, laranja e molho de pimenta), no valor simbólico de R$15,00 e Bebidas apartes

“A 1ª Festa de Pretos Velhos é um momento de profundo respeito e conexão espiritual com nossos guias ancestrais. Além de fortalecer nossa fé, a festa é uma maneira de preservar e valorizar a rica herança cultural africana que permeia nossa cidade. Será uma tarde abençoada e todos estão convidados a vir e celebrar com a gente” neste ato ecumênico. “Os Pretos Velhos são as entidades que remetem às pessoas que foram escravizadas. Eles vêm com esse arquétipo dos negros que passaram pela escravidão para trazer ensinamentos, boas palavras, uma linha voltada à cura na umbanda. Neste dia, servimos a tradicional feijoada, que foi uma comida criada pelos escravizados”, afirmou Ângela (ICDH), uma das parceiras do Evento.

Serviço:

Festa de Pretos Velhos – Adorei as almas
Quando: Domingo, dia 26 de maio, às 13h
Local: Cemur – Praça Nicola Vivilechio, 151, Jd. Bontempo -Taboão da Serra

Matéria envida pela assessoria comunicação do Evento

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes