domingo, 21 julho, 2024

Angola é o Estado “Campeão para a Conectividade Aérea Intra-Africana”

A cerimónia foi realizada durante a II Reunião Anual dos Directores-Gerais e Chefes de Aviação Civil de África, que ocorreu na cidade de Arusha, Tanzânia, de 5 a 7 de Junho de 2024.

Um comunicado destaca que foi decisivo para esta nomeação o empenho de liderança demonstrado, aproximando os Estados do Projecto de Implementação Piloto (PIP) do Mercado Único de Transporte Aéreo Africano (MUTAA) e criando um ambiente favorável à mobilidade aérea sustentável.

Durante o encontro, a secretária-geral da Comissão Africana da Aviação Civil (CAFAC), Adefunke Adeyemi, enalteceu a República de Angola, afirmando que é um bom exemplo, uma vez que as medidas que o Governo tomou ao abrir o mercado nacional, como a isenção de vistos, a adesão ao Mercado Único de Transportes Aéreos em África (MUTAA), a inauguração de um novo aeroporto com maior capacidade de resposta à demanda crescente de tráfego aéreo, entre outras acções, demonstram o compromisso do país.

Asecretária-geral da CAFAC adiantou que as acções adoptadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) demonstram melhorias nos serviços de transporte aéreo, incluindo a garantia da segurança e protecção aérea, a concessão de direitos de tráfego de 5ª liberdade, a certificação das instalações aeroportuárias e a nova estratégia aérea, que inclui a abertura de novas rotas dentro de África.

A segunda reunião dos directores-gerais teve como painel 1 o tema “Compromissos dos Directores-Gerais Campeões”, com a PCA da ANAC, Amélia Domingues Kuvíngua, a fazer a prelecção com os Directores-Gerais da Aviação Civil da África do Sul, Camarões, Quénia e Togo.

Na ocasião, debruçou-se sobre os desafios enfrentados pelos Estados em diversas áreas da aviação, tais como segurança, MUTAA, aprimoramento da conectividade, segurança e facilitação da aviação e protecção ambiental.

A segunda reunião teve como objectivo incentivar uma cooperação mais estreita entre os Estados da CAFAC, além de ser crucial para o desenvolvimento do sector em escala global.

A participação da ANAC reforça o compromisso em alcançar níveis mais elevados, de acordo com os padrões internacionais estabelecidos pela CAFAC, com o objectivo de alcançar uma indústria mais forte.

A reunião foi organizada pela Comissão Africana da Aviação Civil (CAFAC) para incentivar o diálogo e a colaboração entre os países membros da comunidade, discutir os obstáculos e incentivar iniciativas no âmbito da aviação civil em África.

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes